conecte-se conosco

Maçonaria

Dia 15 de Outubro – Dia do Professor

Neste dia 15 de Outubro comemorou-se o dia do Professor

Publicado

em

Neste dia 15 de Outubro comemorou-se o dia do Professor. Na Maçonaria tem programas educacionais voltados para o saber e para a divulgação da Educação, porque a Maçonaria não considera uma Nação prospera sem que haja a Educação em primeiro plano. No Brasil a Maçonaria regular está dividida em três obediências:

-O Grande Oriente do Brasil, que é uma entidade federativa e representações dela existem em todos os Estados brasileiros, mas obedecendo a uma hierarquia federal com sede em Brasília.

-A Confederação da Maçonaria do Brasil (CMSB), que agrega todas as Grandes Lojas do Brasil e diferente do Grande Oriente do Brasil, não possui uma entidade federal, pois as suas entidades estaduais são independentes, são apenas confederados e, por fim,

-A Confederação Maçônica do Brasil (COMAB) que agrega os membros dos Grandes Orientes Independentes e também confederados.

 Desde a antiguidade, os construtores que detinham conhecimentos especiais constituíam uma espécie de camada de elite em meio as demais profissões. Formavam como que colégios sacerdotais. Na idade Media, os construtores de catedrais e palácios eram beneficiados, por parte das autoridades eclesiásticas e seculares, com inúmeros privilégios tais como: franquias, isenções, tribunais especiais. Daí a denominação francesa de “franc-maçom”, a inglesa de “freemason” ambas traduzidas como “pedreiro-livre”.

 A partir da clarificação da trilha das ideias conformadoras do pensamento maçônico pelo mundo, até sua chegada ao Brasil, da análise das biografias de maçons dedicados ao campo educacional nacional, e, fundamentalmente, da descoberta e mapeamento de centenas de escolas criadas e administradas pela maçonaria no período da primeira república, se pode mensurar a atuação da Maçonaria na Educação. Portanto, a tese conclui que estas marcas maçônicas perduram até a contemporaneidade no sistema educacional brasileiro. Assim, espera-se que esta tese tenha contribuído para uma releitura historiográfica das relações entre Educação, Escola, Estado e Sociedade a partir da identificação das possíveis marcas legadas pela Maçonaria no campo da Educação no Brasil.

 A Maçonaria deseja neste dia 15 de Outubro toda a prosperidade aos Professores deste país e do Mundo, desejando que sua mente seja sempre iluminada pelo Criador do Universo para transmitir esse inigualável trabalho do saber, as escolas são uma extensão de nossas casas e, portanto, todos deveriam reverenciar os professores que labutam diariamente para transmitir conhecimento a todos.

 

Viva o dia do Professor.

 

Yassin Taha

Deputado Federal  – Loja Perseverança 0159 de Paranaguá-Pr.

 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress