No dia 17 de junho, o Grande Oriente do Brasil (GOB) completou 197 anos de fundação. O GOB é o berço da Maçonaria Brasileira. Agradecimentos a todos os irmãos desta potência que doaram sua vida para o bem da Maçonaria, nossos antepassados lutaram muito por esta Instituição e, inclusive, fizeram nossa Independência de Portugal, nossos irmãos que nos antecederam tiveram momentos cruciais da história brasileira, como a Abolição da Escravatura que iniciou aqui em Paranagua na Loja Perseverança, Proclamação da República e a Independência do Brasil.
Os irmãos cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. A Maçonaria é uma instituição essencialmente iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista. Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria e pugna pelo aperfeiçoamento moral, social e intelectual da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Seus fins supremos são Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em Lojas, todas iguais em direitos e honras.
O Grande Oriente do Brasil possui, hoje, aproximadamente 3.795 Lojas e cerca de 96.810 filiados. É a maior Obediência Maçônica do mundo latino e reconhecido por toda a Maçonaria Regular. Destacam-se suas fraternais relações com a Grande Loja Unida da Inglaterra (com o Primeiro Tratado realizado em 1919, e depois ratificado em 1935), e com todas as Obediências Maçônicas regulares da Europa e América do Norte. O GOB foi fundado em 17 de junho de 1822, a partir de três Lojas Maçônicas: Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy.
Seu primeiro Grão-Mestre foi José Bonifácio de Andrada e Silva que após a fundação do GOB passou a ser membro da Loja Maçônica Esperança de Nictheroy. Em 4 de outubro de 1822, veio o segundo grão-mestre, o então Príncipe Regente e logo depois imperador D. Pedro I.
Em 1843, instalou-se o GOB no Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro. Em 1960, sua sede administrativa se mudou para Brasília, com sua instalação em 1978 no Palácio Maçônico "Jair de Assis Ribeiro", uma homenagem ao Soberano Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil e do Grande Oriente do Estado de Goiás, chamado de "O Construtor". O imponente edifício, suspenso e em formato triangular, possui área construída de mais de 7.800 metros quadrados.
Fundação do Grande Oriente do Brasil (17 de junho):
A Maçonaria, no Brasil, nasceu em 17 de junho de 1822, quando foi, oficialmente, fundado o GOB. Para entendermos como isso se processou, voltemos um pouco no tempo.
Em 1815, deu-se a fundação da Loja Maçônica Comércio e Artes (ainda não havia Potência Maçônica, apenas uma Loja). Nestas três Lojas, só seriam iniciadas pessoas comprometidas com o ideal da Independência do Brasil. E sua ação foi tão eficaz que, nesse mesmo ano, três meses depois, ouviu-se, nas Margens do Riacho do Ipiranga, o brado de "Independência ou Morte".
A todos os irmãos do GOB e da Maçonaria Brasileira, queiram receber nossos melhores cumprimentos.
Yassin Taha
Deputado Federal GOB