Logotipo

Ventos fortes, ondas grandes e frio chegam ao litoral do Paraná na terça-feira

15 de julho de 2019

Temperatura mínima deverá chegar a 11ºC durante a semana. Ondas de 3,0 a 3,5 metros estão previstas

Compartilhe

Marinha emitiu alerta de ventos com mais de 70 km/h na costa paranaense. Simepar prevê queda de temperatura na região

O frio e os ventos fortes devem chegar mais intensamente ao litoral do Paraná a partir de terça-feira, 15. A Marinha do Brasil emitiu alerta de ventos fortes em toda a costa paranaense, com ventos de intensidade de até 74 km/h, bem como o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) prevê a queda de temperatura na terça-feira, 16, temperaturas entre 11ºC e 15ºC na quarta-feira, 17.

A Marinha do Brasil, através do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e da Capitania dos Portos (CPPR), destacou que os ventos fortes de direção oeste a sudeste devem chegar à intensidade de até 74 km/h (40 nós) entre o litoral do Estado de Santa Catarina, ao norte da cidade de Laguna (SC), e o litoral do Estado da Bahia, ao sul de Caravelas (BA), entre a madrugada do dia 16 e a manhã do dia 17, ou seja, abrangendo todo o litoral do Paraná.

Devido às condições meteorológicas citadas anteriormente, poderão ser observadas ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sudeste com altura entre 3,0 e 3,5 metros em todo o litoral paranaense entre a terça-feira, 16, até a manhã da quarta-feira, 17.

"Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio", afirma a Marinha. Segundo a assessoria avisos de mau tempo são feitos no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo de forma contínua. "Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na Internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR)", finaliza a assessoria.

SIMEPAR E FRIO

"Na terça-feira, o eixo da frente fria avança em direção à região sudeste do País. Assim, uma massa de ar frio avança pelo sul do País, atingindo o Estado já ao amanhecer. Na região assinalada no mapa há condições para o registro de geada fraca", ressalta a assessoria do Simepar. Na terça-feira, 16, a temperatura mínima prevista é de 15ºC e máxima de 19ºC, com queda mais acentuada na quarta-feira, 17, onde a mínima será de 11ºC e a temperatura máxima prevista de 21ºC.

 


Colunistas