Logotipo

Setembro inicia com chuva e tempo ameno no litoral do Paraná

03 de setembro de 2019

Tendência de clima de Paranaguá acontece em todos os sete municípios litorâneos, de acordo com o Simepar e Clima Tempo

Compartilhe

Em Paranaguá, segundo Simepar, previsão é de chuva até sexta-feira, 6

Setembro iniciou no litoral do Paraná com temperaturas mais amenas e chuvas nos municípios da região. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), na segunda-feira, 2, foi registrada a temperatura mínima de 15ºC e máxima de 19ºC em Paranaguá, com chuvas e tempo nublado no decorrer de todo o dia, algo que deve prosseguir até o sábado, 6.

Cezar Gonçalves Duquia, meteorologista do Simepar, destacou que no litoral, assim como em todo o Paraná, após um período de estiagem ou presença baixa, retornaram as chuvas em todas as regiões do Estado. "Da madrugada até às 6h de segunda-feira, chuvas leves e chuviscos intermitentes ainda são observados entre o norte, o nordeste e o leste", detalha, ressaltando que durante a tarde as temperaturas ficam mais amenas, principalmente com chuviscos na Serra do Mar entre Curitiba e o litoral.

"Entre a madrugada e a manhã de segunda-feira foi o Sudoeste onde as temperaturas foram as mais baixas. O centro mais intenso da massa de ar frio está atingindo, com mais intensidade, o Uruguai e o nordeste da Argentina", explica.

MASSA DE AR POLAR NO SUL INFLUENCIA TEMPO NO LITORAL

Segundo o site Clima Tempo, especializado em previsões meteorológicas em todo o País, uma massa de ar polar predomina no sul do Brasil, inclusive com possibilidade de geadas no Rio Grande do Sul. "Uma forte massa de ar polar predomina sobre a Região Sul do País na segunda-feira e no decorrer dos próximos dias e manterá a temperatura baixa nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná", informa a assessoria.

Ainda de acordo com o Clima Tempo, chuvas devem acontecer no início da semana no litoral do Paraná. "Na terça-feira, a circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera e a passagem de uma nova frente fria pela costa vai favorecer a formação de nuvens mais carregadas e há previsão de pancadas de chuva com raios no centro-norte e leste paranaenses e no leste catarinense. Na quarta-feira, nuvens de chuva ainda se formam sobre o centro-leste do PR e no leste de SC. Chove a qualquer hora nas áreas do leste destes Estados. Em Curitiba e no leste paranaense o tempo fica chuvoso e o sol não deve aparecer", explica.

DEFESA CIVIL

No domingo, 1.º, a Defesa Civil do Paraná emitiu alerta de tempestade no litoral paranaense, bem como um aviso da possibilidade de enchentes em Guaratuba e municípios vizinhos, algo que não ocorreu, mas que deve fazer com que os moradores fiquem atentos. "A precipitação foi mais significativa no leste (RMC e litoral), parte da região central, norte e no noroeste paranaense. Em alguns locais ainda há registro de descargas atmosféricas. No oeste, sudoeste e no sul tempo estável, com temperaturas mais baixas", detalha o meteorologista do Simepar, Samuel Braun.

PREVISÃO DO TEMPO

Na terça-feira, 3, segundo o Simepar, a temperatura máxima prevista para Paranaguá é de 19ºC e mínima de 15ºC, com probabilidade de chuva de 80, números que na quarta-feira, 4, irão cair e chegar, respectivamente, a 18ºC e 14ºC, com incidência de chuvas durante o dia todo. Na quinta-feira, 5, será registrado o clima mais frio, com máxima temperatura prevista de 15ºC e mínima de 14ºC, novamente com chuva incidentes na Cidade-Mãe do Paraná durante todo o dia.

Na sexta-feira, 6, de acordo com a assessoria, as chuvas prosseguem, no entanto a temperatura aumenta em Paranaguá, com máxima de 21ºC e mínima de 14ºC. O sábado, 7, feriado da Independência do Brasil,  segundo o Simepar, será o dia com menor possibilidade de ocorrência de chuva: 10%, com perspectiva de sol e clima nublado. Ou seja, de acordo com o Simepar, Paranaguá terá pela frente dias de chuva e tempo frio, mesmo com a proximidade cada vez maior do início da Primavera que em 2019 acontecerá no dia 23 de setembro.

 

*Com informações do Simepar e Clima Tempo.


Colunistas