Logotipo

Pescadores capturam seis mil tainhas na Ilha do Mel

09 de julho de 2018

Mais de seis mil tainhas lotaram embarcação vinda da Ilha do Mel

Compartilhe

Peixes serão vendidos a preço baixo no Mercado de Paranaguá

No final da tarde de segunda-feira, 9, uma embarcação trouxe da Ilha do Mel mais de seis mil tainhas que foram capturadas na praia de Nova Brasília, próximo ao Farol das Conchas. A quantia impressionante do pescado foi trazida ao trapiche da Rua da Praia em Paranaguá e repassada para ser comercializada pelos permissionários do Mercado do Peixe, bem como pelos comerciantes locais. Um efetivo de 60 a 70 pessoas, entre pescadores, marinheiros da embarcação e ajudantes, participaram da pesca de laço, na praia de Nova Brasília, até o transporte das tainhas para a embarcação e o repasse dos pescados para os comerciantes do município no trapiche da Rua da Praia.

Douglas Cardozo, proprietário da embarcação da empresa Sene Marítimo que trouxe o carregamento, e o marinheiro Gabriel da Silva ressaltam que a carga da tainha foi capturada na praia de Nova Brasília por volta das 11h, sendo carregada de "carrinho de mão" até o trapiche da Ilha do Mel, sendo posteriormente trazida para Paranaguá no final da tarde, por volta das 17h30. Da pesca, transporte até a entrega de todo o carregamento nas mãos dos permissionários e comerciantes para a venda, o processo durou mais de oito horas. De acordo com os permissionários presentes no local, a produção alta de tainha faz com que o preço seja ainda mais acessível aos cidadãos.

Permissionários já foram abastecidos com tainha que será comercializada em Paranaguá na terça-feira, 10

A carga só deste barco está estimada em mais de dez toneladas de tainha. Esta é apenas uma das embarcações que chegam diariamente a Paranaguá com uma quantidade grande do pescado para ser comercializada. Segundo Douglas Cardozo, também na manhã da segunda-feira, 9, um outro barco trouxe 3,6 mil tainhas para Paranaguá da Ilha do Mel. Ainda segundo Gabriel da Silva, na sexta-feira, 13, será realizada a tradicional Festa da Tainha de Nova Brasília, na Ilha do Mel, uma oportunidade de degustar a tainha praticamente direto da fonte.

Colunistas