conecte-se conosco

Litoral

Paranaguá registra sensação térmica de 47.ºC, aponta Simepar

Calor tomou conta do litoral do Paraná nesta terça-feira, 18

Publicado

em

Estação meteorológica registrou dado por volta das 15h de terça-feira, 18

Na tarde de terça-feira, 18, por volta das 15h, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), apontou que Paranaguá registrou a sensação térmica de 47.ºC. De acordo com os termômetros do Simepar, a temperatura máxima registrada durante todo o dia será de 33.ºC e a mínima de 23.ºC. Outro dado apontado é que o município apresenta a probabilidade de chuva de 95%.

A estação do Simepar de Antonina, também por volta das 15h, apontou a sensação térmica de 55.ºC. Em Guaraqueçaba, a temperatura aparente registrada foi de 53.º C no mesmo horário em questão, sendo que em Guaratuba foi de 36.ºC. Os números demonstram que o calor tomou conta do litoral do Paraná nesta terça-feira, 18.

O que é sensação térmica

Válido ressaltar que a sensação térmica, também conhecida de temperatura aparente, é a forma que os sentidos do corpo humano percebem a temperatura do ar, número que é diferente da temperatura real, e por isso alcança índices maiores.

"O cálculo da sensação térmica, que é a temperatura que realmente sentimos em uma determinada situação, deve levar em conta dois fatores: velocidade do vento e umidade relativa do ar. A tabela disponibilizada no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) calcula que a sensação térmica diminui aproximadamente 1ºC a cada vez que os ventos chegam a 7 km/h – quanto maior a velocidade do vento, maior o calor retirado da superfície da pele, e, portanto, maior a sensação de frio", explica o setor de Geografia da Secretaria de Estado da Educação.

Continuar lendo
Publicidade

Em alta