conecte-se conosco

Litoral

INMET emite alerta laranja de tempestades no litoral do Paraná

Tempestade de alto risco gera alerta em todo o Paraná de enchentes, queda de árvores e de luz (Foto: Rafael Damasceno de Araújo)

Publicado

em

Aviso meteorológico é válido para todo o Estado. Há também alerta de ressacas e ventos fortes no litoral 

Nesta terça-feira, 12, o Instituto Nacional de Metereologia (INMET) emitiu alerta laranja de perigo de tempestades no litoral do Paraná e em todo o Estado. Além disso, o Instituto, através do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (ALERT-AS), informou o alerta amarelo de perigo potencial de ventos costeiros fortes nos sete municípios litorâneos e em toda a costa sul do Brasil. 

De acordo com o INMET, entre esta terça-feira, 12, e quarta-feira, 13, deverá haver tempestade de alto risco em todo o Paraná. São previstos riscos potenciais de "chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 KM/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", alerta. Além de todo o Estado, metade de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul estão alcançados pelo aviso meteorológico. 

"Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)", informa o Instituto Nacional sobre os cuidados que a população deve tomar neste período de alerta.

Alerta laranja é válido para todo o Paraná (Arte: INMET)

RESSACA E VENTOS FORTES NO LITORAL ATÉ QUINTA-FEIRA

Outro aviso concedido é o de perigo potencial de rajadas fortes de vento costeiro no litoral do Paraná e de ressacas, algo também alertado pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), para esta terça-feira, 12. Em caso de qualquer ocorrência deve se contactar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou a Marinha do Brasil.  De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), deverá haver ventos fortes de até 60 quilômetros por hora da direção sudoeste a sudeste no litoral dos estados de Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, entre a manhã de terça-feira, 12, até a manhã de quinta-feira, 14.

Ondas de até três metros devem ser gerados com os ventos intensos. "Há também condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de Sul a Sudeste de até 2,5 metros entre as cidades de Laguna (SC) e Cananéia (SP), entre o dia 12 à noite e o dia 13 pela manhã, e entre as cidades de Cananéia (SP) e Arraial do Cabo (RJ), entre o dia 13 pela manhã e o dia 14 pela manhã", explica, ressaltando a possibilidade de incidência de ressaca em todo o litoral paranaense. 

"Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio", informa a Marinha, que mantém avisos de mau tempo continuamente nos links https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo e no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/ . "Bem como por meio do aplicativo 'Boletim ao Mar', disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (Rumar)", finaliza a Marinha. 

Alerta de ressacas válido para todo o sul do Brasil (Arte: INMET)

Publicidade










plugins premium WordPress