conecte-se conosco

Litoral

Defesa Civil alerta para possíveis tempestades de raios no litoral nesta sexta-feira

Além do calor, tempestades de raios devem acontecer em todo o litoral nos dias que antecedem ao Natal (Foto: Rafael Damasceno de Araújo)

Publicado

em

Simepar alerta sobre frente fria no Oceano Atlântico próxima ao litoral que deixa a atmosfera instável com temporais localizados neste final de semana

Na tarde desta sexta-feira, 21, a Defesa Civil do Paraná emitiu alerta sobre risco de tempestade de raios na região de Guaratuba e Matinhos, algo que pode ser extensivo ao litoral do Paraná. Segundo o Sistema de Metereologia do Paraná (Simepar), nestes primeiros dias de verão, o tempo deverá ficar abafado na região, com chuvas regulares devido à umidade do ar em todo o Paraná, algo que acende alerta de tempestades ocasionais. 

De acordo com o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, uma frente fria sobre o Oceano Atlântico próxima ao Litoral deixa a atmosfera instável na região litorânea e em todo o Paraná, algo que vai ocasionar temporais no sábado, 22, e domingo, 23. "O regime de chuva tende a seguir a normal climatológica para a estação em todas as regiões do Estado. São esperadas chuvas fortes com muitos raios e rajadas de vento, que podem causar enxurradas, inundações e outros impactos", afirma o Simepar.

Segundo Kneib, os verão paranaense é tradicionalmente chuvoso.  “Sistemas atmosféricos de mesoescala associados ao maior aquecimento diurno e à disponibilidade de umidade causam chuvas intensas e localizadas de curta duração, com raios, vendavais e granizo em todas as regiões”, completa, ressaltando a ocorrência do fenômeno El Niño em fraca intensidade no estado. "Caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico tropical, El Niño altera os padrões dos ventos em escala global, afetando regimes de temperatura e chuva", explica a assessoria.

JANEIRO E MARÇO COM MENOS CHUVAS

O Simepar afirma que de janeiro a março de 2019, no verão, as temperaturas devem ficar na normalidade da estação. “São esperados dias consecutivos com temperaturas muito elevadas em períodos sem chuva”, ressalta Kneib. "No entanto, as temperaturas tornam-se amenas quando frentes estacionárias no Oceano Atlântico próximas ao Litoral formam nuvens e desencadeiam chuvas entre a Região Metropolitana de Curitiba e as praias", finaliza a assessoria.

As previsões do tempo para até 15 dias em cada município estão disponíveis na página www.simepar.br .

Publicidade










plugins premium WordPress