Logotipo

Corpo de Bombeiros divulga balanço do feriado prolongado

20 de novembro de 2018

Litoral do Paraná conta com 10 postos de guarda-vidas ativos até o início da temporada

Compartilhe

Com o feriado no dia 15 de novembro, quinta-feira, muitos visitantes que vieram ao litoral do Paraná estenderam sua estada nas praias. O clima também colaborou, a não ser no domingo, que, em virtude das chuvas, o movimento nas praias sofreu queda. Com isso, o Corpo de Bombeiros deu uma atenção especial aos banhistas com dez pontos de guarda-vidas.

A Operação Verão começa somente no dia 21 de dezembro e se estende até o dia 10 de março de 2019, logo após o Carnaval. No entanto, até lá, o Corpo de Bombeiros irá manter um efetivo de guarda-vidas aos fins de semana para atender a essa demanda que só tende a aumentar.

Por enquanto, durante os fins de semana, os banhistas estarão guarnecidos pelos alunos do Curso de Guarda-Vidas 2018, que estão em processo de estágio, nos seguintes locais: Pontal do Paraná (Leste II, Santa Terezinha I, Ipanema II e Shangri-lá); Matinhos (Avenida Curitiba, Sesc e Trombeta); e Guaratuba (Central, Cristo e Curaçao).

ATENDIMENTOS

Segundo nota enviada à imprensa, o Corpo de Bombeiros relatou que no primeiro dia de trabalho, houve quatro resgates nas praias de Guaratuba. Já no segundo dia, foram dois em Matinhos e um em Guaratuba, além de um pedido de busca de pessoa desaparecida. O menino de 13 anos desapareceu após sair de casa para passear na trilha do Morro do Cristo, em Guaratuba, por volta das 17 horas e desapareceu. Na manhã de segunda-feira, 19, o garoto foi encontrado.

No sábado, 17, foram cinco salvamentos, entre estes, uma vítima de sexo masculino foi identificada com grau 6 de afogamento (grave), após tentar socorrer uma menina que também estava se afogando levando, ainda, um terceiro a entrar na água para prestar socorro, no balneário Coroados, em Guaratuba. No domingo, o serviço de praia finalizou sem ocorrências de afogamento e com pouco movimento de pessoas na areia.

“Ao todo, nesses quatro dias, o 8.º Grupamento de Bombeiros prestou atendimento, entre outros, a cinco ocorrências de incêndio, 28 atendimentos pré-hospitalares, incluindo acidentes veiculares, 309 orientações e 114 advertências a banhistas na faixa de praia”, destacou em nota o Corpo de Bombeiros.

Outros atendimentos foram realizados nos municípios do litoral. Ao todo, foram dois incêndios estruturais, quatro ambientais, 12 acidentes de trânsito, duas buscas aquáticas, 121 incidentes com animais terrestres/aquáticos ou insetos, 12 salvamentos aquáticos, 309 orientações de praia ou não, 114 advertências em praia ou não e outros quatro auxílios diversos.

OPERAÇÃO VERÃO

A Operação Verão terá, desta vez, 80 dias de atividades no Estado. Para proteger os turistas e moradores que passeiam pelo litoral, 650 profissionais do Corpo de Bombeiros irão atuar nas praias, sendo 450 guarda-vidas.

Fotos: AEN

Colunistas