conecte-se conosco

Litoral

Ameaçado de extinção, jacaré que estava na Ilha do Mel é capturado e será reabilitado no CEM da UFPR

Jacaré teve a boca amarrada por segurança para encaminhamento ao CEM da UFPR (Foto: Divulgação WhatsApp)

Publicado

em

Jacaré do papo amarelo foi flagrado na Gruta de Encantadas na tarde desta sexta-feira, 22. Animal foi capturado pela Polícia Ambiental durante a noite

O jacaré que visitou a Gruta de Encantadas da Ilha do Mel, em Paranaguá, na tarde desta sexta-feira, 22, causou apenas um susto aos turistas e moradores. Após o primeiro avistamento por visitantes da gruta, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e Polícia Ambiental foram acionadas para captura do animal que foi identificado como a espécie jacaré do papo amarelo. Ele estava acuado na praia, mas agora já teve um "final feliz" e será reabilitado por biólogos, algo importante, visto que a espécie está ameaçada de extinção, de acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Durante a noite, a Polícia Ambiental obteve sucesso na captura do jacaré, que era de porte médio. A ação deu trabalho para os agentes, que tiveram que amarrar a boca do animal para evitar qualquer tipo de acidente. Após a captura, os policiais encaminharam o jacaré do papo amarelo para o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná.

Agentes da Polícia Ambiental tiveram trabalho para capturar o animal (Foto: Divulgação WhatsApp)

SOBRE O JACARÉ

Com o nome científico Caiman latirostris, o jacaré do papo amarelo é um animal comum do litoral brasileiro, presente desde a costa do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, incluindo os municípios do litoral paranaense. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com cor esverdeada, o animal pode chegar até três metros de comprimento, no entanto o visitante da Ilha do Mel tinha cerca de um metro. "Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol. Alimenta-se de peixes, aves e mamíferos. Seu período de reprodução é entre janeiro e março, época das grandes enchentes dos rios e põe entre 30 e 60 ovos por ninhada. Pode viver até 50 anos", informa a Fiocruz. 

"Hoje, os jacarés-de-papo-amarelo fazem parte da lista de animais em extinção do IBAMA. Isso se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat e à poluição dos rios", finaliza a Fiocruz.

Durante a tarde, o jacaré até "curtiu uma praia" ao lado da Gruta de Encantadas (Foto: (Foto: Guilherme Patrick Veras)

CONFIRA O VÍDEO DO FLAGRANTE DO JACARÉ AO LADO DA GRUTA DE ENCANTADAS: 

[videoyoutube]RBz86fGTpuM[/videoyoutube]
 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress