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560 casos de extravio ou perda de documentos foram registrados nesta temporada

16 de janeiro de 2020

PCPR orienta veranistas sobre como agir em caso de perda ou extravio (Foto: PCPR)

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Boletim de ocorrência deve ser registrado na PCPR 

Desde o início da Operação Verão Maior no litoral do Paraná, no dia 21 de dezembro de 2019, até o dia 13 de janeiro, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) registrou aproximadamente 560 Boletins de Ocorrências (BO) de extravio ou perda de documentos no litoral do Paraná. 

Segundo o delegado da PCPR, Gil Rocha Tesserolli, os turistas e moradores não devem sair com todos os documentos. “Neste período, as pessoas devem evitar sair com todos os documentos, é importante portar somente os documentos necessários, a fim de evitar uma possível perda ou extravio. Ficar sem nenhum documento de identificação pode causar transtorno aos veranistas”, explica.

Ao perceber o extravio do documento, o cidadão deve tentar lembrar todo o caminho que fez e os lugares onde esteve naquele dia. “Pode ser que encontre o documento, em algum lugar da casa, em estabelecimento comercial ou até mesmo em via pública”, informa a PCPR.

Boletim de Ocorrência

Segundo a PCPR, caso o extravio ou perda se confirme, é importante que o cidadão registre um Boletim de Ocorrência (BO). “Isso pode ser feito antes mesmo de sair para procurar o documento perdido. Caso o encontre deve-se procurar a PCPR para que o BO seja complementado com essa informação. Há duas maneiras para o cidadão registrar o BO. Pela Internet diretamente no novo portal da PCPR ou pessoalmente na delegacia mais próxima. O registro da ocorrência é muito importante e deve ser feito o mais rápido possível”, ressalta a assessoria.

“Para realizar o registro on-line, basta acessar www.policiacivil.pr.gov.br rolar a página até a ferramenta Serviços da PCPR, selecionar a aba Boletins de Ocorrência e clicar na opção Registro de Extravio ou Perda. O cidadão deverá informar seus dados pessoais e relatar os documentos extraviados, além de fazer uma descrição do fato ocorrido. Se a escolha for por registrar o BO pessoalmente, o cidadão pode encontrar o endereço das delegacias da PCPR também no site da instituição. Na página inicial, há a ferramenta Localize, que exibe um mapa interativo com endereços de todas as delegacias no Paraná”, informa a PCPR.

Segunda Via

Após estar com o BO em mãos, o cidadão poderá solicitar a segunda via dos documentos perdidos ou extraviados. “No caso de Carteira de Identidade, o cidadão poderá solicitar a segunda via também na ferramenta Serviços da PCPR. Selecionando a aba Carteira de Identidade e clicando em Agendar 2.ª Via. Caso a pessoa tenha os dados digitalizados na PCPR ou no Detran todo processo é on-line. Só terá de ir ao posto de identificação que escolher para retirar a nova via do documento. Se os dados da pessoa não estiverem disponíveis, o sistema automaticamente direciona para que seja agendado um horário em um posto de identificação. Outros documentos devem ser solicitados nos órgãos competentes”, finaliza a PCPR.

 

Com informações da PCPR 
 


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