Logotipo

Estudantes conhecem obras de arte na Câmara e participam da sessão legislativa

10 de junho de 2019

A aula de história, cultura e arte ocorreu na sala da presidência da Casa de Leis, onde estão expostos os quadros da coleção pertencente ao Poder Legislativo Municipal. 

Compartilhe

Alunos da 5ª série do Colégio adventistas tiveram uma aula sobre as obras de artes existentes nas dependências da Câmara Municipal de Paranaguá. O momento aconteceu nesta segunda-feira, 3, e contou com a presença do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, Diogo Rodrigues Alves, o qual falou a respeito dos quadros pintados por artistas como o norueguês Alfredo Andersen, Rafael Silva e Victor Meireles.

A aula de história, cultura e arte ocorreu na sala da presidência da Casa de Leis, onde estão expostos os quadros da coleção pertencente ao Poder Legislativo Municipal.  Ao todo são 19 pinturas que retratam personagens importantes da história brasileira, como Dom Pedro II, Marechal Deodoro da Fonseca e Nilo Peçanha, e do Paraná, como o Conselheiro Sinimbu, ministro de Dom Pedro II que autorizou a construção da estrada de ferro entre Paranaguá e Curitiba”.

Logo após a palestra, os estudantes conheceram as demais dependências da Câmara, onde puderam conversar com os vereadores presentes no prédio legislativo, como os vereadores Nagel, Carlos Fangueiro e Edu.

O momento de maior encanto por parte dos alunos foi quando estiveram frente a frente com a imagem, em tamanho gigante, do quadro que retrata o Conselheiro Sinimbu no ato de assinatura da autorização para a construção da estrada de ferro que liga Paranaguá-Curitiba.  O quadro fica exposto no hall de entrada do Palácio Carijó.

Segundo o artista plástico, Diogo Alves, a aula teve como foco mostrar a relação entre as obras de artes e a história do município.

“Foi um momento mágico, pois as crianças ficaram admiradas e participaram fazendo perguntas pertinentes. Contamos a elas um pouco de como as obras foram feitas e a importâncias dos personagens retratados nas obras”, comentou o artista plástico.

Para o aluno Davi, da 5ª séria A, a experiência foi muito proveitosa para ampliar o conhecimento sobre a Câmara Municipal de Paranaguá. “Gostei muito, tirei dúvidas e vou um dia querer voltar para acompanhar o trabalho dos vereadores. Foi bem legal saber que temos quadros valiosos com a imagem de ex-presidentes do Brasil em nossa cidade”, observou o menino.

Os estudantes estiveram acompanhados da professora Ana Paula Bommer, que depois do tour pelo Palácio Carijó os levou para assistir a uma sessão legislativa na sede do prédio da Paranaguá Previdência. “Ficamos gratos pela receptividade e pelo conhecimento que pode ser ofertado aos nossos alunos.

Em nome da nossa instituição de ensino, agradecemos pela oportunidade e disponibilidade de todos da Câmara Municipal de Paranaguá e do artista plástico Diogo Alves”, disse.

ASCOM CÂMARA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ


Colunistas