Logotipo

Câmara aprova criação da Fundação de Assistência à Saúde

10 de julho de 2019

Município poderá desenvolver ações voltadas ao trabalho da média e alta complexidade no trato à saúde municipal.

Compartilhe

Os vereadores da Câmara Municipal de Paranaguá aprovaram, na noite desta terça-feira, 9, uma importante matéria relacionada à área da saúde parnanguara. Isso porque, a partir de agora, a cidade está autorizada, por lei, a instituir a Fundação de Assistência à Saúde.

Na prática, a prefeitura poderá desenvolver ações voltadas ao trabalho da média e alta complexidade no trato à saúde municipal, bem como aumentar o número de profissionais (como médicos e enfermeiros) sem comprometer os limites prudenciais da folha de pagamento municipal.

O mecanismo de Fundação de Assistência à Saúde funciona com sucesso em inúmeros municípios do País, situação que agora se espera para Paranaguá.

Todas as tratativas para a implantação da Fundação de Saúde foram feitas em conformidade com os preceitos legais, como a aprovação por parte do Conselho Municipal de Saúde e a realização de audiências públicas para a discussão junto à sociedade. Por fim, faltava a aprovação da mensagem de leu pelos vereadores, o que aconteceu na noite desta terça-feira pelo placar de 12 votos favoráveis contra 7 abstenções.

De acordo com os vereadores que votaram pela aprovação da matéria, Paranaguá terá muito a ganhar com a criação da Fundação.

“Hoje o município atende a baixa complexidade, que é o trabalho de consultas e exames médicos desenvolvidos nas unidades básicas de saúde por pediatras e clínicos gerais, mas com a Fundação de Saúde o município poderá elevar o atendimento para outras áreas da medicina como oftalmologista, ortopedista, dermatologista, que são atendimentos de responsabilidades do Governo do Estado”, explicou o vereador Nilo.

O vereador Thiago Kutz foi outro a comemorar a novidade que a cidade deverá ter nos próximos meses. “Trata-se de um avanço feito pela saúde parnanguara através do prefeito Marcelo Roque. Inegavelmente, será algo a ser muito comemorado por todos que necessitam do atendimento feito pelo Sistema Único de Saúde, pois teremos a Secretaria Municipal de Saúde focada no atendimento da baixa complexidade, e agora com a Fundação contribuindo para que sejamos mais fortes no atendimento da média e alta complexidade”, finalizou.

Ainda na área da Saúde, os vereadores ressaltaram que neste mês de julho haverá a inauguração de três Unidades Básicas 24h nos bairros do Leblon, Valadares e Porto Seguro, além da inauguração, no final do ano, da Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner nas dependências do prédio onde fica a Secretaria Municipal de Saúde.

 

LEGADO

O presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Waldir Leite, tem resumido os feitos da área da Saúde nesta atual gestão municipal como um verdadeiro legado a ser deixado para a cidade. "Em tempos de crise financeira em todo o País, a nossa cidade pode se orgulhar de ter ações concretas em várias áreas, pois estamos vendo inúmeras ruas recebendo asfalto, investimentos na Guarda Municipal, na Educação e agora essas boas notícias para a área da Saúde", complementou.

ASSCOM CÂMARA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ

 

 


Colunistas