conecte-se conosco

Justiça Eleitoral dá início à lacração das urnas

Procedimento foi realizado com os 388 equipamentos

Publicado

em

O Fórum Eleitoral de Paranaguá realizou na quarta-feira, 21, o início da cerimônia de carga e lacração das 388 urnas que estarão a serviço da Justiça Eleitoral nas eleições municipais. Do total de urnas, 301 serão utilizadas para o processo de votação e 77 ficarão reservadas para substituir os equipamentos que venham a apresentar falhas no dia do pleito.

Após o trabalho de carga e lacração das urnas e da inserção da memória de resultado junto com o flash de votação, procedimentos que deverão se seguir até a sexta-feira, 23, os equipamentos serão encaminhados para o setor de armazenagem do Fórum Eleitoral.

Nos dias 28, 29 e 30, entre 7h30 e 12h, as urnas passam a ser enviadas para as instituições de ensino da cidade, bem como para as escolas das áreas rurais e para as comunidades pesqueiras e Ilhas de Paranaguá. Já no dia 1.º de outubro, véspera da eleição, as urnas, que deverão estar devidamente instaladas nas escolas, vão ser ligadas para a vistoria final promovida pela Justiça Eleitoral.

 O analista judiciário Marcos Nicola lembrou que qualquer pessoa ou representante de partidos políticos pode acompanhar o trabalho de carga e lacração dos equipamentos, uma vez que o procedimento é aberto ao público. “Além de fazermos a lacração de todos os equipamentos, os quais passam a se tornar invioláveis, realizamos os testes de sonorização do equipamento e a verificação do perfeito funcionamento das teclas das urnas”, explicou.

É justamente no trabalho de lacração e cargas que se identificam eventuais falhas no equipamento. No primeiro dia do serviço, segundo Nicola, uma urna apresentou defeito e foi substituída. “Tudo estará devidamente pronto no chamado do dia E”, assegurou o analista. Das 301 urnas que estarão em uso no dia da votação, 150 pertencem à 5.ª Zona Eleitoral e 151 à 158.ª.

Continuar lendo
Publicidade










plugins premium WordPress