conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

VISITAÇÃO NO IHGP

Tivemos, então, durante o mês de agosto uma base de 10 visitantes por dia, lembrando que abrimos somente segunda, quarta e sexta no período da tarde.

Publicado

em

Mensalmente faço a estatística de visitação no Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP, no ano de 2017 tivemos cerca de mil visitantes, o que muito salienta a importância desta instituição.

Para o mês de agosto de 2018 tivemos um total de 140 visitas, destas, 87 eram de Paranaguá, 38 do Paraná, 06 do Rio de Janeiro, 05 de Santa Catarina, 01 do Acre, 01 do Espírito Santo, 01 de Minas Gerais e 01 do Pará. Dessas pessoas, 8 vieram para utilizar o acervo do Museu da Imagem e do Som Alceu Maron, ou seja, pesquisar no acervo de fotografias e vídeos, 21 para pesquisar na Biblioteca Hugo Corrêa, as demais para visitar o Gabinete de Curiosidades. O público masculino foi de 41,43% e feminino de 58,57%.

Tivemos, então, durante o mês de agosto uma base de 10 visitantes por dia, lembrando que abrimos somente segunda, quarta e sexta no período da tarde, tendo em vista que trabalhamos com voluntariado e não há voluntários suficientes para abrir a semana inteira. Se assim fosse, teríamos um número maior ainda de visitantes.

A existência de uma biblioteca com um vasto acervo de livros, revistas e jornais sobre a história de Paranaguá e de todo o litoral tornou-se um chamariz para estudantes do ensino fundamental e das universidades, que encontram no IHGP interessantes temas para os trabalhos de término de curso de graduação, mestrado e doutorado, além de fonte para escrever livros. Tais pesquisadores recebem também orientação do grupo de voluntários do IHGP e levam o material bibliográfico em seus pen drives, pois a maioria dos livros já se encontra escaneado.

Com certeza ainda precisamos dar alguns passos para disponibilizar mais o acervo da biblioteca de modo virtual para o público, no entanto, se percebe que o nosso querido IHGP é fonte de inspiração para muitas pessoas e não é raro ouvir dos visitantes de outras localidades: “Eu gostaria que a minha cidade também tivesse um Instituto Histórico”.

Luiz Cezar Rodrigues

Diretor do IHGP

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress