conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Um pouco da História de Paranaguá

Guarda com muito carinho e dedicação de seus associados à memória da cidade, berço da civilização paranaense…

Publicado

em

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, IHGP, foi fundado em 1931, seu riquíssimo acervo é composto por mais de 9.000 itens, entre eles, marcos de pedra de cantaria, jornais, porcelanas, armas, obras de arte, documentos, peças de mobiliário dos séculos XVII e XVIII e uma infinidade de outros objetos que lá estão expostos para visitação. Guarda com muito carinho e dedicação de seus associados à memória da cidade, berço da civilização paranaense.

Um pouco da História de Paranaguá

Testemunha de mais de 400 anos de história, Paranaguá guarda, ainda, vestígios da época da colonização portuguesa em seus casarios de fachada azulejada, em suas ladeiras de pedra e em suas igrejas. A História de Paranaguá é um conjunto de acontecimentos relacionados ao passado parnanguara. Denominada pelos índios carijós como "Pernagoa" ("Grande Mar Redondo") que evoluiu para "Pernaguá", "Parnaguá" e, definitivamente, Paranaguá, a colonização desta região do Paraná teve início, aproximadamente, em 1550, primeiramente na Ilha da Cotinga e movida por interesse na extração de ouro, que se dizia abundante na região. Vinte anos depois, o paulista Domingos Peneda liderou a chegada dos pioneiros que conquistaram o território habitado pelos índios carijós, onde foram construídas as primeiras habitações deste novo povoado. Neste período foi iniciado o processo de comércio entre os portos de Paranaguá, Rio de Janeiro e Santos. Posteriormente, os espanhóis tomaram a região e a renomearam "Baya de la Corona de Castilha".

O Capitão Provedor Gabriel de Lara chega em Paranaguá com sua família em 1640, retomando a região para o domínio da coroa portuguesa, após a morte dos Felipes da Espanha. A extração de ouro pelos "faiscadores" é intensa neste período. O município foi criado através da Lei 5, de 29 de julho de 1648, e instalado na mesma data, tendo sido desmembrado do estado de São Paulo.  Em 1660 se torna uma Capitania e foi elevada à condição de cidade em 5 de fevereiro de 1842. Em 1880, é fundado o Porto de Paranaguá. A cidade histórica passa a ter como sua principal atividade econômica, a de porto escoador da produção do Paraná, interligando o estado às demais regiões do país e do exterior. A construção de suas docas data de 1934, quando passou a figurar entre os principais portos do Brasil, com a denominação de Porto Dom Pedro II. De acordo com a estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, Paranaguá possui uma população de mais 160 mil habitantes e é a 10ª cidade na Lista de municípios do Paraná por população. Detém um produto interno bruto que é o sexto maior do estado. Seu porto é sua principal atividade econômica. A Localização de Paranaguá no Brasil é 25° 31' 12" S 48° 30' 32" O.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress