Logotipo

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Um homem criativo: Ciro Matoso

17 de agosto de 2019

Lembro-me como se fosse hoje o dia em que o cineasta de Paranaguá, Ciro Matoso, foi nos visitar no Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP. Um homem tão bondoso e educado, levando embaixo dos braços uma série de desenhos feitos por ele, retratando sua vida e momentos históricos de Paranaguá.

É claro que já o conhecia, pois quem é de Paranaguá o conhece, porém, agora ele já estava com seus 85 anos, um homem maduro, mas carregando em seu interior uma criatividade enorme e uma humildade em seus gestos, que é raro perceber nos dias atuais. Sempre alegre e gentil.

Foram tardes maravilhosas no IHGP ouvindo as histórias de Ciro Matoso e vendo seus desenhos, foi aí que surgiu a ideia de organizar um livro, devido à preciosidade dos desenhos e das lembranças, isso o animou muito e o livro já tem um nome: Vida Desenhada, para o qual ele mesmo desenhou uma capa. Um dos desenhos mais lindos foi a vinda dele, ainda criança, de Pariqueraçu, em São Paulo, para a cidade de Paranaguá, com toda a família. E lá vinha um barco pelo Canal do Varadouro e quando despontou Paranaguá, que alegria. Todos esses sentimentos ele conseguiu retratar em seus desenhos.

Falava com orgulho dos seus familiares e junto com eles comemoramos seus 86 anos na Sede do IHGP e relembramos os seus filmes, especialmente King-Kong.

No dia 12 de agosto deste ano ele nos deixou e sabemos que as tardes no IHGP não serão mais as mesmas, no entanto, ficamos com a missão de continuar a organização do seu livro, o que o manterá vivo em nossas lembranças.

Muito teríamos a escrever sobre suas obras, porém, o que gostaríamos de deixar registrado nesse momento são as emoções, pois este amigo nos deixou uma saudade imensa. Deixou um grande legado, não somente suas obras, mas a certeza de que passou por nós um artista nato, cheio de bons sentimentos e sonhos. Eis aí um homem bom que nos servirá de exemplo em nossa caminhada.

 

Guadalupe Vivekananda Fabry

Diretora da Biblioteca – IHGP

 

 

Fotos

Compartilhe