Compartilhar da amizade e companheirismo do querido Luiz Alves Siqueira foi um grande privilégio. Nas tardes culturais e de conversa amena sobre os acontecimentos políticos e sociais do mundo, ficávamos horas no Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP expondo opiniões e principalmente ouvindo o Siqueira. Eu dizia sempre que ele era um filósofo. Com uma visão bastante avançada dos acontecimentos, tinha opiniões que iam muito além do nosso entendimento. Lia sobre vários assuntos e gostava de comentar o que lia. Estava sempre atualizado e atento às coisas do cotidiano, buscando motivos para realizar o seu trabalho.
Calmo, tranquilo, amante da natureza, dedicava o seu tempo a fotografar, filmar, entrevistar pessoas e buscar elementos que pudessem enriquecer o seu acervo sobre a nossa cultura popular. Produziu centenas de gravações e vídeos num trabalho voluntário e sem auxílio financeiro. Sua maior alegria era filmar os bailes de fandango e deixar uma cópia do DVD no IHGP e distribuir outras tantas para os amigos. Gostava também de falar sobre sua vida profissional desde os tempos em que trabalhou no Rocha S.A., até a época de sua aposentadoria como Conferente. Muitas histórias…Histórias que não mais ouviremos nas nossas tardes tranquilas do IHGP. Histórias de um amigo que jamais será esquecido. Ele foi o companheiro de todas as horas, sempre demonstrando respeito e carinho por todos nós. Mas, acima de tudo, será lembrado por sua dedicação e trabalho de amor pelas coisas do litoral. Essa dedicação e amor que resultou num maravilhoso acervo que ficará como legado de um homem simples que teve a preocupação de preservar o passado e registrar o presente, tendo uma visão otimista de futuro.
Siqueira continuará vivo na memória dos seus familiares, amigos e de todos que se dedicam à cultura e, com certeza, será imortalizado pela sua obra.
Valeu, companheiro!!!!! Saudades…
Maria Helena Nízio
Diretora de Cultura – IHGP