conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Quaresma

A expressão “Quaresma” é originária do latim e significa “quadragésimo dia”.

Publicado

em

A expressão “Quaresma” é originária do latim e significa “quadragésimo dia”. É o período de quarenta dias entre o Carnaval e o Domingo de Ramos. Apresenta-se como tempo de penitência e renovação para todos, com a prática de jejum e abstinência. Durantes os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e à conversão espiritual. Recolhem-se em oração e penitência para lembrar os quarenta dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Cerca de duzentos anos após o nascimento do Cristo os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 a igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma. Nesse período contam-se lendas, histórias e mitos no Brasil, em todas as suas regiões, por exemplo: não pode comer carne; não se faz penitência aos domingos; procissão das almas penadas; o significado da cruz na testa; Saci Pererê; Boi Tatá; Mula-sem-Cabeça; Caipora, entre outras tradições folclóricas, algumas das quais vieram de ritos anteriores ao cristianismo.

Na minha infância ouvia minha minhas avós materna e paterna relatarem sobre a Quaresma. Contavam que o Padre ia de casa em casa para derramar as cinzas nos fiéis. Existiam inúmeras brincadeiras para esse período, recordo-me apenas de duas: 1) Cadê o toucinho que estava aqui? O gato comeu. Cadê o gato? Fugiu para o mato. Cadê o mato? O fogo queimou. Cadê o fogo? A água apagou. Cadê a água? O boi bebeu. Cadê o boi? Comendo trigo. Cadê o trigo? A galinha comeu. Cadê a galinha? Botando ovo. Cadê o ovo? O Padre comeu. Cadê o Padre? Rezando a missa. Por aqui, por aqui, por aqui… 2) Hoje é domingo do pé do cachimbo, o cachimbo é de ouro, que mata o touro, o touro é valente, que mata gente, a gente é fraco e cai no buraco, o buraco é fundo, acabou-se o mundo.

Finalizo propondo a reflexão sobre nossas ações não somente no Natal e na Páscoa, mas em todos os dias das nossas vidas. Foi Jesus que disse: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei!”. “Sereis reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo amor uns pelos outros!”

Sônia do Russio Machado

Membro do IHGP

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress