conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO: HISTÓRIAS PARA CONTAR – II

O padre Armando, que durante décadas trabalhou em Paranaguá, foi Pároco da então Igreja Matriz.

Publicado

em

Continuando o artigo do final de semana anterior, lembro que os católicos, conscientes da importância dessa comemoração de 350 anos da criação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, participaram com muita devoção das novenas que antecederam à festa do Jubileu. A comissão organizadora do evento preparou tudo com muito carinho e, com certeza, protegida e inspirada por Nossa Senhora do Rosário, nos proporcionou a oportunidade de rever e ouvir o nosso querido Padre Armando Russo como pregador oficial das novenas.

O padre Armando, que durante décadas trabalhou em Paranaguá, período em que foi Pároco da então Igreja Matriz; um dos fundadores do Colégio Leão XIII; Diretor da Rádio Difusora e Diretor Espiritual do Cursilho da Cristandade estava com 81 anos à época, e continuava a dar sua contribuição lúcida, inteligente e fervorosa na catequese dos fiéis na cidade de Curitiba. De uma simpatia espontânea e cativante, o Padre Armando trouxe para as novenas o seu carisma de pregador e, para nós, que o conhecíamos há mais de 40 anos, a lembrança dos tempos da nossa antiga Igreja Matriz e, ainda, para os mais velhos, da chegada dos Padres Redentoristas à nossa cidade.

Além da parte religiosa, os festejos do Jubileu incluíram uma programação artística e cultural do mais alto nível, envolvendo toda a comunidade católica, diversos segmentos da sociedade parnanguara e cidades vizinhas como Antonina, que nos encantou com uma “Noite da Seresta” em parceria com a Sociedade “Amigos da Música de Paranaguá.” A prefeitura, através da Fundação Municipal de Cultura “Nelson de Freitas Barbosa”, promoveu um recital de piano com a participação de pianistas de Paranaguá e Curitiba, que demonstraram toda a sua técnica e expressividade na execução de peças de autores clássicos e do cancioneiro popular.

Ainda numa promoção da Prefeitura, assistimos encantados ao concerto do “Quarteto de Cordas de Curitiba”. Foi uma noite de sonho e encantamento que nos proporcionou momentos de suave enlevo espiritual. Bastante comovente também, foi a apresentação dos alunos do Colégio “Leão XIII”, os quais demonstraram todo o seu talento e amor à Nossa Senhora por intermédio de magnífica representação cênica. Ainda não acabou, a semana que vem teremos mais um pouco dessa história.

Maria Helena Mendes Nízio

Diretora de Cultura – IHGP

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress