conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO: HISTÓRIAS PARA CONTAR

E a nossa querida Paranaguá viveu um momento histórico de grande significado religioso, principalmente para os católicos.

Publicado

em

Nós sabemos que a humanidade vive das histórias do passado, das realizações do presente e da esperança do futuro. E a nossa querida Paranaguá viveu um momento histórico de grande significado religioso, principalmente para os católicos, com os festejos dos 350 anos da criação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá, que culminaram no dia 5 de abril de 2005, na Catedral, com o descerramento da placa alusiva ao evento.

Vamos conhecer um pouco dessa história nas palavras do Padre José Miguel, Pároco da nossa Catedral, lembrando que já se passaram treze anos: "A história nos reza que a Igreja de Paranaguá, em sua longa existência de 430 anos, esteve sob a jurisdição eclesiástica do Bispado do Rio de Janeiro durante 167 anos, do Bispado de São Paulo por 149 anos, do Bispado de Curitiba por 70 anos e, desde 1962, nestes 42 anos, sob a jurisdição do Bispado de Paranaguá. Com a elevação do Povoado de Paranaguá à categoria de Vila pelo Foral Régio do Rei Dom João IV de Portugal, datado de 29 de julho de 1648, foi que se cogitou de dar à Vila de Nossa Senhora do Rosário, Organização Eclesiástica própria para melhor atendimento espiritual de seus moradores, pois esse atendimento era feito uma vez por ano pelos padres que vinham de Cananéia – SP. Em 1654, quase 80 anos depois da ereção da primeira Capela de Nossa Senhora do Rosário, em data de primeiro de setembro de 1654, escrita pelo Padre João da Rocha Ferraz, Vigário da Paróquia de São João Batista de Cananéia -SP. E, sendo ele visitador do Bispado do Rio de Janeiro, foi nomeado como Vigário Administrador da Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. O Padre Dionísio de Melo Cabral no ano seguinte, pela Provisão Eclesiástica do dia 05 de abril de 1655, Dom Antonio de Mariz Loureiro, por mercê da Santa Sé Apostólica, Prelado e Administrador de São Sebastião do Rio de Janeiro e sua Diocese e das Capitanias de Repartição Sul, confirmou o Padre Dionísio de Melo Cabral no cargo de Vigário. Data pois, de 5 de abril de 1655 a criação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. Muito grande é a nossa alegria em celebrar os 350 anos desta querida Igreja Mãe do nosso Estado do Paraná, a primeira Igreja no Brasil dedicada a Nossa Senhora do Rosário. " (Pe. José Miguel de Oliveira – Pároco da Catedral).

A semana que vem tem mais, fique atento.

Maria Helena Mendes Nízio

Diretora de Cultura – IHGP

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress