Logotipo

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

PALÁCIO MATHIAS BÖHN II

07 de setembro de 2018

Continuando a pesquisa sobre o tema da semana passada, observamos que pouco se comenta nas referências bibliográficas consultadas a respeito de Mathias Böhn e o Palácio que leva o seu nome.

Nasceu Mathias Böhn no dia 01/09/1864 e faleceu no dia 04/12/1907.

No livro “Centro Histórico: entre a preservação e a dinâmica urbana”, de Letícia Nardi, o Palácio é citado comentando-se que a obra de restauração do Palacete Mathias Böhn finalizou em 2012. Aníbal Ribeiro em sua obra “História do Club Litterario: 1872-1972” ressalta que Mathias Böhn foi um dos sócios edificadores do Clube, já Caetano Evangelista em “Crônicas” citou a empresa Mathias Böhn e Cia quando se referiu aos áureos tempos do comércio em Paranaguá.

Nos Anais do 1.° Congresso de História da Revolução Federalista de 1894, Mathias Böhn é citado como preso político, bem como no livro de Túlio Vargas “A Última Viagem do Barão de Cerro Azul”, que também versa sobre a Revolução Federalista, o nome de Mathias Böhn é citado, pois à época era o presidente da Câmara de Vereadores.

Pesquisando no livro “Imigração Alemã no Paraná: 180 Anos – 1829/2009”, são citados os sobrenomes de famílias procedentes do Volga, alemães que imigraram para o Brasil a partir da Rússia, fixando-se no sul do País, especialmente no Paraná, onde é citada a família Bohn, sem trema no “o” (observa-se que o nome dele é escrito de várias formas).

Por fim, sabe-se que o Sr. João Jorge Barbosa, Governador da Província de Santa Catarina, comprou o Palacete de Böhn. Em 28/09/07 o estado do Paraná adquire o Palacete da família Barbosa.

O objetivo desse artigo é mostrar o quanto há para pesquisar em nossa cidade. Passamos diversas vezes por um lugar sem saber realmente sua história. Quando se inicia uma pesquisa aparecem outros assuntos curiosos, como nesse caso, além de dados sobre Mathias Böhn, quem foram seus familiares, como ele chegou em Paranaguá, ainda surge um tema que é a própria Revolução Federalista.

Mais uma vez, colocamos a biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá - IHGP à sua disposição.

Guadalupe Vivekananda Fabry

Presidente - IHGP

Fotos

Compartilhe