conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

O NATAL DOS GIBIS NA QUERIDA PARANAGUÁ

(…) Era um Natal da simplicidade, da fraternidade e do amor ao próximo. 

Publicado

em

Estamos na máquina do tempo e voltando para o Alto de São Sebastião. Era um Natal da simplicidade, da fraternidade e do amor ao próximo. 

Mal terminava o mês de novembro, as famílias já se reuniam para organizar a festa máxima da cristandade. A Igreja Católica era dominante e a Missa do Galo superlotava a vetusta Igreja Matriz, agora catedral. Passei toda minha infância intrigado do porquê de Missa do Galo. Conhecia Briga de Galo, pois tinha uma Rinha bem perto de casa.

A árvore de Natal que chamavam de Pinheirinho, era um galho de pinheiro que era retirado no dia da festa para que as folhas não secassem. Cada família enfeitava com a melhor decoração possível. Algumas faziam até presépio e era bem interessante.

Vinham os tios e vinham os primos para tornar tudo mais fraternal e solidário. Via alguém enchendo um tambor com garrafas de Brahma, serragem e gelo, lá no fundo do quintal onde um ponto de luz pendia da ameixeira. Grupos se formavam ao seu derredor contando apimentadas piadas e gostosas gargalhadas prorrompiam. 

Não podia faltar o pernil assado, a galinha recheada e a chuleta na brasa.

Era a alegria reinante para comemorar o nascimento do Salvador.

As visitas para desejar FELIZ NATAL aconteciam antes da meia noite pois na hora sagrada a família deveria estar reunida para a ceia.

Após a confraternização os mais jovens saiam em retirada em visita aos amigos. Se chegasse algum gaiteiro de surpresa logo aparecia um pandeiro e podia até rolar um bailinho ou um batuque…

Assim que os ponteiros se juntavam no Alto da Matriz, sob o badalar triunfal dos sinos, intenso e ensurdecedor foguetório riscava os céus, enquanto as sirenes dos navios ecoavam fortemente junto com o apito estridente dos trens e a buzina dos carros. Era a apoteose, mas o que eu mais queria mesmo era ler o gibi de Natal.

Um Feliz Natal para todos!

Stalin Grego Venet

Jornalista – Sócio Efetivo do IHGP

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress