Logotipo

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Institutos Históricos e Geográficos no Brasil

01 de outubro de 2017

Como já sabemos o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP foi fundado em 1931 e completou 86 anos na última terça-feira, dia 26 de setembro.

Sabemos também que seus fundadores foram: Manoel Viana, Vicente Nascimento Junior, Hugo Pereira Corrêa, Zenon Pereira Leite Ari Santos, Luiz Torres, João Salvador dos Santos, Genaro Regis, Severo Canziani e Dario Nogueira dos Santos.

Agora vamos ampliar um pouco nosso conhecimento viajando pelo Brasil e conhecendo outros Institutos Históricos e Geográficos. Em nível de Brasil, o primeiro Instituto Histórico e Geográfico criado foi no Rio de Janeiro, em 21 de outubro de 1838, agora com 178 anos. Nasceu da aspiração de que o Brasil tivesse uma entidade que refletisse a nação brasileira, recém-independente, e que preservasse sua história e aspectos geográficos.

O Conego Januário da Cunha Barbosa e o Marechal Raimundo José da Cunha Matos apresentaram uma proposta de criação e, após Assembleia com 27 fundadores, surgiu o Instituto.

Dom Pedro II, Imperador do Brasil, muito ajudou na implantação da entidade, sendo conhecido como Protetor, uma vez que incentivou e financiou pesquisas, fez doações para que as atividades fossem desenvolvidas, cedeu sala no Paço Imperial para que o Instituto pudesse se desenvolver, além de ter presidido várias reuniões.

Assim começou essa ideia de criar Institutos Históricos em várias regiões do País, motivada pela própria necessidade de preservar a história, independente de órgãos públicos. Foi algo genuíno, não imposto, no entanto, várias capitais resolveram aderir e cidades menores também, cada qual a seu tempo.

Em São Paulo o Instituto foi fundado em 01 de novembro de 1894. No estado do Paraná nasceu a 24 de maio de 1900 e teve entre seus fundadores pessoas dedicadas a registrar a história, bem como escritores, tais como Romário Martins, Emiliano Perneta, Ermelino Agostinho de Leão, entre outros.

O acervo dos Institutos Históricos e Geográficos citados é muito rico e são realizadas atividades com o intuito de envolver toda a comunidade, por isso, mais que nunca, devemos nos orgulhar de contar com um Instituto Histórico e Geográfico em Paranaguá.

 

Guadalupe Vivekananda

Presidente do IHGP de Paranaguá

 

Compartilhe