Logotipo

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

De Cananeia a Paranaguá: Maria Helena Nízio

10 de agosto de 2019

Dando continuidade ao plano do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) de em agosto homenagear as pessoas envolvidas com a cultura de Paranaguá e cuja colaboração é de grande importância para o IHGP, com certeza nos lembramos de uma figura ímpar para a nossa cidade que é a Maria Helena Mendes Nízio, esse foi um verdadeiro presente que Cananeia nos deu.

Nascida em Cananeia, São Paulo, ainda criança de colo chegou a Paranaguá nos braços dos seus pais. Ao chegarem ao sobrado de sua avó, Adelaide Dacheux, atualmente Casa Dacheux, escorregou do colo da sua mãe, deslizou no chão e foi bater num piano. E esse foi o seu destino, pois mais tarde veio a ser a nossa grande pianista, aluna da professora Zezita. E foi nesse sobrado localizado na Rua Conselheiro Sinimbu, 68, que a nossa querida musicista viveu a sua infância e juventude. Inteligente, observava tudo à sua volta e, por isso, suas histórias são fantásticas, gostosas de ouvir.          

Lecionou como professora de música em Paranaguá no Colégio José Bonifácio e até hoje é lembrada por seus alunos, sempre tem alguém chegando ao IHGP e lembrando dela, a amada professora. Atualmente ela ajuda muitas pessoas com interesse musical, as quais procuram informações no IHGP. Deste Instituto foi presidente no biênio de 2015 a 2016, quando deixou algo de valor inestimável: o CD Memória Musical, com apoio da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá. Nele estão gravadas as músicas criadas por músicos de Paranaguá e que versam sobre a nossa cidade e se não fosse essa atitude como presidente do IHGP, essas músicas ficariam esquecidas para sempre. Anteriormente à Presidência do IHGP foi também responsável pela Fundação Cultural em Paranaguá. Além disso, criou o Hino do Colégio Diocesano Leão XIII. Se fôssemos enumerar aqui os diversos trabalhos feitos por ela em prol da cultura em Paranaguá não caberia nesta Coluna.

Sua alegria é contagiante, uma pessoa otimista, que atravessa todos os desafios com total otimismo e essa é a marca registrada dela, onde aparece, ilumina o ambiente.

Somos privilegiados com sua presença no IHGP, onde não somente temos uma pessoa altamente capacitada para orientar os visitantes, pesquisadores e alunos de diversas escolas sobre a história da música, histórias e lendas de Paranaguá, como também temos uma amiga pronta a nos levantar o ânimo a qualquer momento. Essa é a nossa professora Maria Helena.

Guadalupe Vivekananda Fabry

Diretora da Biblioteca – IHGP

Fotos

Compartilhe