conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

COMPONDO O PÁTIO DO IHGP

Toda essa algazarra dos passarinhos encanta os nossos ouvidos, além do colorido das flores, que aprofundam a nossa visão.

Publicado

em

Com a chegada da Primavera ouvimos o canto dos pássaros já na madrugada, indicando que o silencioso inverno ficou para trás. Toda essa algazarra dos passarinhos encanta os nossos ouvidos, além do colorido das flores, que aprofundam a nossa visão. Justamente no pátio do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP podemos encontrar estátuas das quatro estações e lá está uma deusa segurando uma cesta de flores, representando a primavera.

 Nas suas proximidades encontra-se o pelourinho, não era ali o seu lugar, mas foi levado ao IHGP justamente para ser preservado. Segundo Waldomiro Ferreira de Freitas (1999), Gabriel de Lara não poupou esforços para obter licença para erigir o pelourinho, simbolizando a justiça portuguesa. Atingiu o intento a 6 de janeiro de 1646, quando foi realmente erigido o pelourinho ao largo do antigo mercado de Paranaguá, autorizado pelo Governador do Rio de Janeiro, Duarte Correia Vasqueanes, em nome do imperador Dom João IV.

Constitui-se de uma coluna de pedra com seis faces colocada sobre uma base também em cantaria, ou seja, talhada na rocha, dando-lhe um aspecto geométrico. A técnica da cantaria foi introduzida no Brasil durante o período colonial e sua expansão deu-se durante o período jesuítico. Anteriormente essas rochas talhadas eram trazidas de Portugal. O pelourinho simbolizava a posse real e efetiva da povoação (Freitas, 1999)

Da estátua da primavera avistamos o panteão, guardando os restos mortais de Júlia da Costa e Leôncio Correia, tendo ao lado suas poesias escritas na parede. Ambos nasceram em Paranaguá. Júlia da Costa nasceu a 1.º de janeiro de 1844 e faleceu em 12 de julho de 1914, em São Francisco do Sul, Santa Catarina. É reconhecida como a primeira poetisa paranaense. Leôncio Correia nasceu a 1 de setembro de 1865 e faleceu no Rio de Janeiro a 19 de junho de 1950. É considerado um ícone na poesia e na prosa.

Próxima ao panteão foi plantada uma árvore em 2002, o pau-brasil, já despontando sua copa e alegrando o ambiente.

Nesse ambiente favorável da primavera é que foi criado o IHGP, no dia 26 de setembro de 1931, e também, poucos sabem, o Dia Municipal da Cultura em data mais recente.        

Guadalupe Vivekananda Fabry

Presidente

Publicidade










plugins premium WordPress