conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

As Guaricicas

Como é interessante despertarmos a curiosidade sobre a rua onde moramos

Publicado

em

Assim como em outros artigos do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP comentamos o quanto é interessante despertarmos a curiosidade sobre a rua onde moramos, tal como pesquisar a respeito daquela pessoa que deu nome à rua, que história têm os prédios vizinhos, entre outros aspectos, o que era ali antes de ser sua residência ou comércio, chamamos também a atenção para observar o colorido das florestas.
Não precisa ir longe, nesse mês de janeiro, às margens da BR-277 de Paranaguá a Morretes, dá para observar um amarelo dourado na copa de algumas árvores, flores lindas em forma de pequenas espigas enfeitam a planície litorânea e o início das encostas, é a guaricica.
Em breve a floração encerra e essa cor será substituída por outra, como um amarelo mais forte da aleluia e depois pelo rosa, branco e lilás das quaresmeiras.
Agora é a vez da guaricica, chamada cientificamente de Vochysia bifalcata, a qual, além de nos brindar com a beleza das suas flores, sombrear, participar do equilíbrio hídrico e da própria Floresta Atlântica, ainda é apontada em algumas pesquisas de etnobotânica como uma espécie usada por moradores locais e por comunidades tradicionais para confecção de tábuas, laminado, vigamento, palanques e artefatos de pesca. É conhecida como o “pinho do litoral”. Tem também muita importância ecológica, pois se trata de uma espécie possível de ser utilizada na regeneração de áreas degradadas, por isso mesmo, existem instituições científicas que realizam estudos para sua reprodução em viveiros a fim de otimizar a recuperação de áreas onde houve desmatamento. 
É uma espécie nativa do Brasil, com ocorrência de Santa Catarina até Minas Gerais e que dá seu nome a ruas, cidades e até a uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, localizada no município de Antonina, e que vale a pena ser visitada.
Vale a pena observar as transformações temporárias da nossa planície e das montanhas, pois além de adquirirmos conhecimento, valorizamos cada vez mais o ambiente onde vivemos e preenchemos de alegria e inspiração o nosso dia a dia.
    
Guadalupe Vivekananda Fabry
Presidente – IHGP
 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress