conecte-se conosco

Infraestrutura

Prefeito Marcelo Roque assina contrato para iniciar trabalhos de revisão do Plano Diretor de Paranaguá

Ordem de compra e de contratação de empresa especializada na prestação de serviço de revisão de Plano Diretor do Município foi assinada na manhã de quinta-feira, 27

Publicado

em

Na manhã de quinta-feira, 27, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Paranaguá, aconteceu a solenidade de assinatura da ordem de compra e de contratação de empresa especializada na prestação de serviço de revisão de Plano Diretor do município. A empresa Safra Geotecnologia e Gestão Ltda. foi a vencedora na licitação.


O intuito do plano revisado é buscar o crescimento social e econômico com eficácia, visando também à sustentabilidade ambiental, para isso serão realizadas oficinas e audiências públicas, com ampla divulgação da programação e, dentro de um ano, será apresentado um Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores, para discussão e votação. 

Plano Diretor é uma ferramenta central no planejamento das cidades para os próximos 10 anos.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, enfatizou a importância da revisão do Plano Diretor. “É uma manhã importante, a revisão do Plano Diretor era aguardada com ansiedade. A cada dez anos ele tem que ser revisto. Hoje, nós assinamos o contrato para que a Empresa Safra faça a revisão em conjunto com a nossa parte técnica da prefeitura, em conjunto com todos os segmentos da cidade. Nós sabemos que temos que respeitar as leis, as partes ambientais, a parte urbanística da cidade, mas queremos ter um plano diretor muito melhor, que deixe mais flexíveis as coisas, para que se agilizem mais as questões dentro do município. Precisamos que as empresas se instalem, precisamos criar renda para o nosso povo, com a geração de empregos. Então, é por isso que nós estamos aqui hoje, dando este pontapé inicial. Eu tenho certeza de que ao longo destes quase um ano de trabalho, teremos um Plano Diretor muito melhor e sanando todas as dificuldades que nós temos acompanhado ao longo desses dez anos”, completou Marcelo Roque. 


O presidente da Câmara de Vereadores de Paranaguá, Waldir Leite, destacou que a revisão poderá trazer avanços ao município.

“Esta revisão é muito importante. Temos uma expectativa grande que com esta revisão possamos adequar nossa cidade respeitando todas as normas ambientais e urbanísticas, mas melhorando as condições para investimentos, sejam eles de grande porte como a questão dos investimentos na área portuária, mas também na questão do dia a dia da cidade, porque temos a indústria da construção civil que é muito afetada pela falta desta revisão. A partir de agora, com essa revisão, a indústria da construção civil, que gera emprego e renda, também será beneficiada e isso nos alegra, nos conforta e nos dá a tranquilidade que estamos fazendo o melhor por Paranaguá, apoiando as diretrizes, as normas dos órgãos ambientais, dos órgãos fiscalizadores, mas também dando suporte inequívoco para que a prefeitura possa avançar com ações que venham beneficiar de maneira direta a população parnanguara”, completa. 


Para o secretário municipal de Urbanismo, Koiti Cláudio Takiguti, o plano diretor não se faz somente com estudo técnico, mas tendo a participação da sociedade.

“Nos estudos, existem vários procedimentos de participação popular. O plano diretor é participativo e precisamos da presença de todos os segmentos. Serão realizadas várias oficinas e audiências públicas para que o plano seja o melhor possível para a comunidade em Paranaguá”, destaca Takiguti. 


O vereador Thiago Kutz, que é um ativista das causas ambientais, reitera a necessidade da revisão para que a cidade tenha um desenvolvimento sustentável e responsável.

“O Plano Diretor já fez 10 anos e chegou o momento de fazer essa revisão. Nós sabemos que a Paranaguá de 10 anos atrás era muito diferente da de hoje, e precisamos sempre buscar o progresso, o desenvolvimento sustentável e responsável como foi dito aqui no momento da assinatura do contrato. Então é isso que nós esperamos, e que nós buscamos, e vamos estar preparados para quando chegar esse novo projeto à Câmara Municipal”, destaca o vereador. 

EMPRESARIAL 

O gerente institucional e ambiental da TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, Luiz Carlos Narok, destaca que o plano diretor tem uma função muito importante: o desenvolvimento sustentável e ambiental da cidade.

“É com muita satisfação que estamos aqui na prefeitura prestigiando este evento de lançamento de um processo que inicia hoje, o qual é bastante complexo e difícil, mas é simples na sua condução. Então vai exigir bastante perseverança na sua condução de um produto que se espera no final que oriente todas as ações de desenvolvimento do nosso município de forma integrada entre o urbanismo, o meio ambiente, entre a sociedade civil. Ele faz necessário ser integrado principalmente com o ambiente portuário, que também é bastante forte em nossa cidade. O nosso Plano Diretor integrado com o PDZPO (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário) é muito importante. Assim como as empresas que estão hoje instaladas, para fazer correções necessárias, locais onde estão instalados e que se aproveite ao máximo, que se maximize, e principalmente na atração de novos investimentos que Paranaguá capture. Tendo um Plano Diretor correto, saber exatamente quais são as áreas e ter a certeza de quais são os locais onde as empresas podem se instalar, o sucesso é certeza”, externa Narok. 


O gerente do Terminal Marítimo da Fospar e membro do Grupo Coalizão Empresarial pelos Portos do Paraná, Fernando Feltrin Fiorucci, representando o Grupo Fospar/Mosaic, enfatiza que é um marco para a cidade de Paranaguá o início dos trabalhos de revisão para elaboração do novo Plano Diretor.

“É um marco para a cidade. Paranaguá hoje está vivenciando um conjunto de regras que estava desatualizado com a dinâmica que Paranaguá vive hoje,  então esse é o primeiro passo que vai colocar a cidade na dinâmica que precisa. Paranaguá precisa dessa atualização, e considero um grande passo do prefeito e do secretário de Urbanismo no sentido do progresso sustentável da cidade de Paranaguá”, enfatiza Fiorucci.  

Logo após o encerramento da solenidade, foi realizada uma reunião da comissão técnica permanente de revisão do Plano Diretor.  
 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress