conecte-se conosco

Infraestrutura

Porto de Paranaguá recebe navio de passageiros no domingo

A embarcação com bandeira das Bahamas é operada por uma companhia alemã e trará 244 passageiros, a maioria europeus, além de 168 tripulantes.

Publicado

em

O Porto de Paranaguá volta a entrar na rota dos navios de passageiros que cruzam a costa brasileira no verão. Após três anos sem o atracamento de transatlânticos, o litoral paranaense recebe o MS Hamburg no domingo, 15. A embarcação com bandeira das Bahamas é operada por uma companhia alemã e trará 244 passageiros, a maioria europeus, além de 168 tripulantes.

De acordo com o diretor de Relações Empresariais da Portos do Paraná, André Pioli, a vinda do navio vai fomentar ainda mais o turismo e o desenvolvimento sustentável da região. “Temos a missão de ir em busca, de conversar com as empresas que fazem os roteiros dos navios de passageiros e trazê-los para a Baía de Paranaguá”, destaca.

Pioli adianta que existe a perspectiva de que mais navios possam atracar nos portos de Antonina e Paranaguá. “Isso gera emprego e renda. O turista gasta nos nossos hotéis, restaurantes, lojas e artesanato. Esse dinheiro gera emprego para a nossa população”.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, avalia que o momento é de apresentar as belezas da cidade. “Queremos mostrar aos turistas nossa baía, os atrativos culturais e históricos”.

A equipe da Paraná Turismo, vinculada à Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, também participará da recepção. Nesta semana, equipes percorrem as sete cidades do litoral do Estado para fazer uma série de palestras. Segundo o diretor-presidente João Jacob Mehl, o objetivo é capacitar os comerciantes, ambulantes e empresários locais para o período de intenso movimento e fluxo de turistas a partir dos próximos dias, pensando também nas férias de verão.

PROGRAMAÇÃO

O MS Hamburg deve entrar na Baía de Paranaguá por volta das 5 horas, mas todo o processo de aproximação e atracação deve durar em torno de duas horas. Os primeiros desembarques devem ocorrer por volta das 7h30.

No cais do Porto de Paranaguá, onde o navio será atracado, um receptivo estará montado para que os turistas sejam atendidos com informações, enquanto aguardam o transporte para os passeios na região. A recepção contará com um grupo de fandango, com músicas e danças tradicionais da região, guias bilíngues e materiais gráficos com informações turísticas.

Toda a operação terá apoio da Guarda Portuária. “Nós iremos auxiliar com o isolamento do local para proporcionar a melhor recepção, estada e visitação desses turistas no litoral do Estado”, disse o chefe da Guarda Portuária, César Kamakawa. A Guarda Municipal de Paranaguá, a Polícia Militar e a Polícia Federal também darão suporte na área externa do porto.

Um grupo de passageiros irá até Curitiba. Os demais podem aproveitar para conhecer Paranaguá ou optar por ficar a bordo. Toda a estrutura vai ser montada para que os visitantes desçam até a faixa portuária e já embarquem em ônibus ou vans para o passeio em terra. O regresso está previsto para as 17 horas. O navio zarpa em direção ao Porto de Itajaí por volta das 19h.

Enquanto recebe o MS Hamburg, as demais operações no Porto de Paranaguá não param. “O Porto continua operando outros tipos de carga, sem prejuízo nenhum, mas existe no regulamento de operação e atracação do porto que um determinado berço tem prioridade para navio de passageiros, e esse berço estrategicamente é colocado bem na saída do porto”, explica o diretor de Operações Portuárias, Luiz Teixeira Júnior.

HISTÓRICO

De 1998 a 2012, houve 45 paradas turísticas (paradas técnicas) no Porto de Paranaguá. Em 2013, quatro navios escalaram em Paranaguá, trazendo cerca de 3,6 mil passageiros. Em 2014, o número foi praticamente o mesmo. Na temporada 2014-2015, mais de 8 mil turistas passaram pelo Porto de Paranaguá. O último navio de passageiros foi o MS Midnatsol, em outubro de 2016, com 150 pessoas a bordo.

Fonte: ANPR

Publicidade










plugins premium WordPress