conecte-se conosco

Infraestrutura

Obras na Avenida Bento Rocha devem iniciar em 2018

Processo licitatório será encerrado no próximo mês

Publicado

em

No mês passado, o governador Beto Richa assinou a autorização para a abertura de licitação da construção de um novo viaduto na Avenida Ayrton Senna e a revitalização da Avenida Bento Rocha. O investimento total é de cerca de R$ 36 milhões, por meio de um convênio entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), que disponibilizará os recursos, e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER).

A Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística informou que aguarda o encerramento dos dois processos licitatórios. Atualmente, o DER-PR está recebendo os envelopes com as propostas das empresas.

“No dia 5 de dezembro, estas propostas serão abertas e se os trâmites normais forem seguidos as empresas vencedoras devem ser anunciadas na segunda quinzena de dezembro. Após aprovação de pagamentos por parte da Secretaria de Fazenda, as obras devem começar nos primeiros dias de 2018”, mencionou em nota.

De acordo com o edital de licitação, as empresas vencedoras se comprometem a executar as duas obras em 12 meses. O DER-PR tem apenas uma sugestão de cronograma de obras, mas as empresas contratadas decidem a melhor maneira de realizar estes trabalhos.

 


Ciclovia também será revitalizada

 

BENEFÍCIOS

Tendo em vista o alto tráfego de caminhões em direção ao Porto de Paranaguá, as duas obras trarão benefícios aos moradores. Estima-se que, diariamente, cerca de três mil caminhões trafegam pela Avenida Bento Rocha carregados de produtos. Desde a última obra executada no acesso ao porto, o mesmo aumentou a movimentação de carga em 70%, saltando das 30 milhões de toneladas por ano em 2004 para 50 milhões de toneladas que serão movimentadas até o final de 2017.

A Avenida receberá pavimento em concreto, readequação do sistema de drenagem e nova sinalização, com trocas de placas, faixas de pedestres e sinalização horizontal. Além disso, a ciclovia será reconstruída, pois hoje é um local em que os ciclistas precisam desviar para não se acidentarem devido às más condições. O trecho em questão compreende 2,9 km entre a ponte do Rio Emboguaçu até a interseção com a Avenida Portuária.

 


Avenida receberá nova sinalização para orientar o trânsito e evitar acidentes

 

Já o viaduto é um pedido antigo da população. A obra irá melhorar as condições para quem chega a Paranaguá utilizando a BR-277 e dá acesso às avenidas Bento Rocha e Ayrton Senna. O viaduto terá 6 metros de altura, 7,6 metros de largura e mais de 900 metros de extensão considerando as rampas de acesso e a pavimentação sobre a estrutura.

Publicidade






Em alta