conecte-se conosco

Infraestrutura

Nova rota de voos deve chegar ao Aeroparque até o final de outubro

Embora a responsabilidade pela pista seja da administração municipal, o Governo do Estado poderá firmar convênio com a prefeitura para as devidas alterações, explica a assessoria da SEIL sobre o Aeroparque

Publicado

em

Estado está realizando levantamento junto ao município para melhorias no aeródromo de Paranaguá

No dia 7 de agosto, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior anunciou que Paranaguá passará a contar com serviço de voos regionais através do programa "Voe Paraná" do Governo do Estado. A programação é fruto da adesão da companhia aérea Gol em parceria com a empresa de táxi aéreo Two Flex no Paraná. Com a medida, o Paraná passa a ter a maior malha aeroviária do País.

A medida deverá não só ampliar a agenda de voos em Paranaguá, como também possivelmente incidir em uma revitalização do Aeroparque, local com a pista de pouso de aviões no município. O aeroporto de Paranaguá possui o nome de Santos Dumont, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), com endereço na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, e dimensões da pista de 1400x30m, sendo de administração da prefeitura.

VISÃO DO GOVERNADOR

Em agenda cumprida durante esta semana em Paranaguá, o governador Ratinho Júnior ressaltou a respeito da ampliação da agenda de voos no município. “Esse é o maior programa que nós lançamos de voo regional”, explica, ressaltando que a empresa aérea Gol estima que em breve os voos devem chegar ao Aeroparque, frisando que o município, caso necessário, deverá fazer adequações no espaço. “Com o aeroporto adequado, vão sair voos daqui para Curitiba, para São Paulo, para qualquer local do mundo daqui de Paranaguá. Mesmo para pessoas que não utilizam avião isso é importante, visto que o empresário muitas vezes não investe em uma cidade pela falta de uma linha aérea”, frisa, ressaltando que com isso investidores de grandes cidades do Brasil poderão se instalar ainda mais em Paranaguá algo que movimentará a economia e gerará mais empregos.

“É o maior projeto de voo regional da história do Estado. Nosso planejamento sempre foi fazer com que a capital e o interior fiquem mais próximos, desenvolvendo o Paraná por inteiro, levando mais indústrias para o interior e, consequentemente, gerando mais emprego”, afirmou o governador Ratinho Júnior.

"A intenção é que todas as rotas estejam operando a partir de 22 de outubro, mas vai depender da necessidade de alterações", afirma a assessoria da SEIL

PREFEITO DESTACA IMPORTÂNCIA DA NOVA ROTA

Durante a vinda do governador a Paranaguá, o prefeito Marcelo Roque comentou sobre o programa Voe Paraná e possíveis melhorias no Aeroparque. “O nosso aeroporto precisa ter investimentos para ter uma demanda dessa. O avião que virá para cá não será de grande porte, é o que já desce hoje no município. Claro, quando se fala em aviões de passageiros requer outras documentações que precisamos agilizar, nós estamos vendo isso em parceria com o Governo do Estado e ainda neste ano deveremos ter a Gol aqui ofertando voos para todos os moradores no litoral e empresários”, explica.

Segundo o prefeito, a medida é positiva para o turismo parnanguara e para o setor empresarial do município. "O Governo do Paraná tem dado atenção ao turismo no Estado, mas, em especial a Paranaguá”, afirma Roque, destacando que a medida é histórica para Paranaguá.

Com o programa Voe Paraná, lançado em Curitina no dia 7 de agosto, o Paraná passa a ter a maior malha aeroviária do País com rota incluindo Paranaguá (Foto: Rodrigo Leal/AEN)

MELHORIAS NO AEROPARQUE

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), a Prefeitura de Paranaguá, assim como todos os municípios, e a empresa aérea responsável estão fazendo levantamentos para, caso necessário, sejam realizadas alterações no Aeroparque e em outros aeroportos que fazem parte da nova rota de voos paranaenses. "Embora a responsabilidade pela pista seja da administração municipal, o Governo do Estado poderá firmar convênio com a prefeitura para as devidas alterações", explica a assessoria da SEIL.

De acordo com o Estado, estão sendo feitos levantamentos quanto às melhorias necessárias em cada aeródromo, bem como levantamento de quantos recursos devem ser investidos nos locais. Em Paranaguá, segundo a SEIL, a responsabilidade pelo Aeroparque é da prefeitura.

"Alguns aeródromos já têm possibilidade de anúncio de rotas a partir de 2 de setembro. Alguns já estão mais preparados que outros. A intenção é que todas as rotas estejam operando a partir de 22 de outubro, mas vai depender da necessidade de alterações", finaliza a secretaria.

 

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá e AEN.

Publicidade










plugins premium WordPress