conecte-se conosco

Infraestrutura

Comerciantes aprovam iluminação em LED na Avenida Ayrton Senna

População apontou as melhorias que a novidade trouxe para a via

Publicado

em

Neste mês, as luminárias da Avenida Ayrton Senna começaram a ser substituídas pela Prefeitura de Paranaguá. A intervenção ocorreu devido a uma autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que é o órgão responsável pela via. Alguns comerciantes que atuam na avenida relataram as melhorias que a nova iluminação trouxe.

O comerciante Américo Coelho Marques atua há 20 anos com loja na Ayrton Senna. “Sem dúvida a iluminação em LED deixa bem mais claro. Achei uma ideia bem interessante por dar mais visibilidade e mais segurança, tanto para os motoristas como para os estabelecimentos comerciais. Melhorou bastante”, disse Américo.

Carlos Ivan Cabral afirmou que a mudança trouxe mais segurança e defendeu outros investimentos

Carlos Ivan Cabral, também comerciante, compartilhou da mesma opinião e defendeu outros investimentos. “A iluminação em LED melhorou muito, o trânsito ficou melhor, é mais seguro para trafegar, para o pedestre que precisa atravessar, beneficia todo mundo. Mas a pavimentação ainda é muito precária, é preciso fazer algo de primeira, principalmente do trecho da Coronel Santa Rita até o viaduto”, observou Carlos.

Agostinho Cunha tem um comércio em frente à Avenida Ayrton Senna desde 1969

Segundo Agostinho Cunha, que tem um comércio em frente à Avenida Ayrton Senna desde 1969, a região evoluiu muito ao longo dos anos. “Eu presenciei a inauguração da BR, antes era uma estrada de chão. A iluminação em LED melhorou muito, fica bem mais claro e dá mais segurança para os comerciantes”, acrescentou.

MEDIDA VISA A COIBIR ASSALTOS E DIMINUIR ACIDENTES

A Prefeitura de Paranaguá informou que a medida foi tomada para prevenir acidentes nessa que é uma das principais ligações com o porto da cidade e por onde transitam milhares de pessoas diariamente.

“Nosso papel, enquanto administrador público, é o de cuidar de nossa população e melhorando as condições de tráfego por uma via tão importante e com tanto movimento em direção ao porto estamos fazendo isso. Mesmo que a manutenção não seja de nossa responsabilidade tenho que cumprir o compromisso de melhorar a vida do parnanguara”, declarou o prefeito Marcelo Roque.

Desde 2017, a prefeitura tem realizado a substituição de lâmpadas de LED nos postes das vias públicas. A expectativa é que toda a cidade receba as novas lâmpadas até meados de 2020. A mudança visa a coibir assaltos, evitar atropelamentos e outros acidentes.

ECONOMIA AOS COFRES PÚBLICOS

A Prefeitura de Paranaguá salientou que os investimentos realizados em lâmpadas de LED geram economia aos cofres do município, pois o consumo de energia é 80% inferior quando comparado ao modelo comum. Além disso, a manutenção também é menos onerosa, já que a durabilidade pode chegar a 50 vezes mais se comparadas com as incandescentes e cinco vezes superior em relação às fluorescentes.

“É mais respeito com o dinheiro público. A tecnologia das lâmpadas em LED revolucionou o setor e não poderíamos deixar de investir. Elas são mais caras, mas a economia que geram e a durabilidade que têm compensam a aplicação. Além disso, são vários os benefícios para nossa população e nossos motoristas, que agora podem andar por ruas mais iluminadas e, por consequência, com maior segurança”, finalizou o prefeito Marcelo Roque.

Continuar lendo
Publicidade

Em alta