conecte-se conosco

Infraestrutura

Cerimônia de batismo das novas lanchas da Paranaguá Pilots

Com a aquisição, Praticagem de Paranaguá passa a operar com mais duas moderníssimas lanchas de barra

Publicado

em

A Paranaguá Pilots realizou na manhã de quarta-feira, 21, a cerimônia de batismo das duas novas lanchas de barra, que recebem os nomes Prático Milton Antunes dos Santos e Prático Roberto José Martins. As denominações das embarcações seguem uma tradição da Paranaguá Pilots de homenagear colegas já falecidos.

Evento emocionou familiares dos homenageados, práticos e convidados

Estiveram presentes ao evento o Capitão dos Portos do Paraná, Rogerio Antunes Machado; inspetor da Receita Federal, Gerson Zanetti Faucz; diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira; presidente do Sindapar, Argyris Ikonomou, familiares dos homenageados e convidados.

A empresa continua investindo na renovação de suas lanchas com o objetivo de otimizar as operações portuárias e, ao mesmo tempo, proporcionar mais segurança no embarque e desembarque dos práticos nos navios. Essas novas lanchas possuem 14,70m de comprimento total, contra 10,47m das lanchas anteriores, as embarcações têm casco mais alongado, com maior deslocamento e ótima relação peso/potência, o que proporciona uma melhor manobrabilidade e navegação mais eficiente em condições climáticas adversas.

A motorização também conta com mais potência. A autonomia é de, aproximadamente, 25 horas e a velocidade de serviço, de 24 nós.

O batismo das lanchas foi realizado individualmente. Primeiro a Senhora Laudiceia Riera dos Santos (esposa do prático Milton) acompanhada do presidente da Paranaguá Pilots e do Capitão dos Portos do Paraná, realizou o Batismo da Lancha de Barra Milton Antunes dos Santos.

Na sequência, Claudia Martins (filha do prático Roberto), procedeu ao Batismo da Lancha de Barra Roberto José Martins. Ambas as representantes utilizaram a palavra e, emocionadas, agradeceram as homenagens.

O capitão dos Portos do Paraná, capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, enfatizou os investimentos para uma maior segurança no mar. “Sabemos da importância da praticagem. Com relação à segurança, quanto mais a praticagem consegue meios novos, como lanchas em melhores condições que garantam o deslocamento dos práticos até a barra, apesar das condições severas, com certeza vai manter a excelência dos serviços oferecidos pela Paranaguá Pilots. Parabéns a todos!”, destacou Machado.

O delegado da Receita Federal em Paranaguá, Gerson Faucz, ressaltou o benefício com as novas embarcações. "As novas lanchas contribuirão para a segurança das operações náuticas e, por parte da Receita Federal, enfatizamos esta segurança que queremos nestas operações portuárias. Vemos com muitos bons olhos esta evolução da praticagem”, enfatiza Faucz.  

O presidente da Paranaguá Pilots, Gustavo Henrique Alves Martins, enalteceu os exemplos dos práticos homenageados. “Gostaria de agradecer a presença de todos e dizer da nossa emoção que compartilhamos com os familiares dos práticos que estão sendo homenageados, práticos que servem de exemplos para que continuemos sempre a buscar uma melhoria. Se evoluímos de uma estrutura pequena com muitas limitações, para o que temos hoje, nós temos que pensar no futuro. Sabemos que este futuro não será melhor só pelo esforço individual de um prático ou de uma empresa de praticagem. Temos sempre que buscar mais e, por isso, contamos com os exemplos dos práticos Milton e Roberto, os quais nos mostram o caminho”, externa Gustavo Martins, enfatizando que a renovação da frota faz parte de um processo contínuo de modernização da Praticagem com o intuito de incrementar ainda mais os parâmetros operacionais, a prestação do serviço e a segurança da navegação.

Com 34 práticos na ativa, a Praticagem de Paranaguá realiza cerca de 6.800 manobras por ano. Após a renovação, a entidade ficará com quatro lanchas de barra (sendo três novas) e seis de porto (uma voltada exclusivamente para levantamento hidrográfico). A meta é adquirir uma quarta lancha de barra e completar a substituição.

A entidade existe há 161 anos, contribuindo para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção à poluição hídrica na Zona de Praticagem 17.

Os Práticos homenageados fazem parte dessa história. Confira suas trajetórias:

Lanchas de barra recebem os nomes dos práticos Milton Antunes dos Santos e Roberto José Martins

Prático Milton Antunes dos Santos

Nascimento: 05/06/1931

Formação: Direito

Ingresso como Prático: 1964

Desligamento: 2004

Falecimento: 2016

Funções na Associação dos Práticos do Paraná

Secretário: 1967 a 1969 / 1981 a 1983 / 1983 a 1985

Tesoureiro: 1998 a 1999

Presidente: 1975 a 1977

Na Paranaguá Pilots Serviços de Praticagem

Diretor Financeiro: 1998 a 1999

 

Prático Roberto José Martins

Nascimento: 10/03/1941

Formação: Engenharia Civil

Ingresso como Prático: 1974

Desligamento: 2008

Falecimento: 2017

Funções na Associação dos Práticos do Paraná

Secretário: 1977 a 1979

Vice-presidente: 1994 a 1996

Presidente: 1985 a 1987

No Conselho Nacional de Praticagem

Vice-Presidente: 1986 a 1988

Na Paranaguá Pilots Serviços de Praticagem

Diretor Administrativo: 2000 a 2001

Diretor Financeiro: 2002 a 2003 / 2003 a 2004

 

Publicidade










plugins premium WordPress