Logotipo

Avenida Bento Rocha permanece em sentido único em direção ao Porto de Paranaguá

03 de fevereiro de 2019

Via passa por obras de recuperação que estão cerca de 12% concluídas

Compartilhe

A Avenida Bento Rocha, em Paranaguá, passa por obras de recuperação em toda a sua extensão. Nenhum trecho precisou ser bloqueado, mas há desvios que exigem mais atenção dos motoristas que trafegam pela região.

Desde o início das obras, quando foram retiradas as placas de substituição, foram feitos desvios com orientação e sinalização de obras. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) informou em nota à imprensa que não foi necessário bloquear a pista. No entanto, a via está em sentido único em direção ao Porto de Paranaguá, e a saída para Curitiba deve ser feita pela Avenida Ayrton Senna da Silva. “A orientação aos motoristas é que sigam as placas de sinalização instaladas nas vias”, alertou o DER-PR.

ETAPAS DA OBRA

De acordo com o DER – PR, já foram realizadas as ações de pavimentação, retirada e concretagem de placas com defeitos de afundamento e trincas, drenagem de pavimento, colocação de tubulação de dois emissários, obras de correntes e sinalização provisória.

Até o momento, com a última vistoria realizada em dezembro de 2018, houve a conclusão de cerca de 12% da obra. Segundo o DER-PR, aconteceram imprevistos e algumas dificuldades de aprovação no termo aditivo para readequação do projeto de drenagem dos emissários, mas que a situação já está sendo analisada.

Estão sendo executados os trechos entre o Canal do Anhaia e a Rua Ludovica Bório e o compreendido entre a Rua Professor Cleto e a Avenida Gabriel de Lara, em direção ao Porto de Paranaguá.

CICLOVIA

Em virtude de muitos trabalhadores no setor portuário na cidade utilizarem a bicicleta como principal meio de locomoção e terem como trajeto diário a Avenida Bento Rocha, a ciclovia também está inclusa na obra de recuperação e tende a colaborar muito com o trânsito na localidade, portanto, ela deve ser implantada após a restauração das placas de concreto e dos dispositivos de drenagem.

A ciclovia será refeita, no mesmo nível da pista, solucionando uma demanda antiga da região.

IMPORTÂNCIA DA RECUPERAÇÃO

A recuperação da Avenida Bento Rocha simboliza um avanço para a cidade de Paranaguá. Os serviços trarão benefícios na economia e na mobilidade urbana, favorecendo caminhoneiros e também a comunidade local.

Segundo informações da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), a Avenida é a principal via de acesso ao Porto de Paranaguá, com tráfego de até três mil caminhões por dia. São mais 120 mil toneladas transportadas diariamente, em especial grãos, que passam pela pesagem e controle no Pátio de Triagem.

A última obra na região data de 2004, desde então, a quantidade de cargas movimentadas em Paranaguá aumentou 70%. A previsão da APPA é movimentar 80 milhões de cargas em 2030 e a melhoria dos acessos aos terminais paranaenses é uma das prioridades para o crescimento.


Colunistas