conecte-se conosco

Homenagem

Luiz Fernando Garcia recebe Título de Cidadão Honorário de Paranaguá

Honraria foi proposta em 2019 pelo saudoso vereador Nilo Monteiro

Publicado

em

Na noite de quarta-feira, 6, uma solenidade marcou a entrega do Título de Cidadão Honorário para o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. A cerimônia ocorreu no auditório do Palácio Taguaré, sede administrativa dos portos paranaenses.

A honraria da Câmara de Vereadores foi entregue ao executivo da empresa pública do Estado em nome do vereador Nilo Monteiro (em memória). Aos 37 anos, Luiz Fernando Garcia, que é natural de Santos, no estado de São Paulo, foi homenageado pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento social e econômico do município.

Diretor-Presidente da Portos do Paraná foi reconhecido pela Câmara Municipal pelo trabalho em prol do desenvolvimento do município (Foto: Angel Salgado / Câmara Municipal de Paranaguá)

“Eu não tenho nem palavras para descrever, porque você receber a maior honraria que o Poder Legislativo Municipal, que representa a população, concede é uma satisfação e nos coloca com uma responsabilidade muito maior e se cria uma expectativa”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O economista, graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná, Luiz Fernando chegou ao Estado, na capital, Curitiba, em 2003. “Em 2009, chegou em Paranaguá, no Porto, com apenas 24 anos. E em 2010, me mudei com a família para Paranaguá, de onde nunca mais saímos”, conta Garcia.

Em 2015, Garcia foi para Brasília, para trabalhar no Ministério dos Portos (hoje Secretaria Nacional). Na sequência, Luiz passou um breve período como presidente do Porto de Santos, antes de retornar à Paranaguá, para a administração dos portos do Paraná, em janeiro de 2019.

Em momento ainda mais especial, Luiz Fernando Garcia também agradeceu aos familiares: à esposa Andrea, aos filhos André e Felipe, e aos pais presentes na ocasião. “Emocionante de você ver tantas pessoas virem prestigiar e participar deste momento especial, quase todos os vereadores presentes, os que não vieram me mandaram mensagem dizendo da impossibilidade, o prefeito representado aqui também pelo seu vice, a comunidade portuária, os meus pais que vieram de Santos-SP só para este evento. É muito legal, é uma sensação de alegria que poucas vezes na vida você sente”, comentou o homenageado.

Devido ao falecimento do vereador Nilo Monteiro e as restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus, a entrega oficial do Título de Cidadão Honorário foi adiada em 2019 e foi possível agora com a presença de autoridades e familiares do homenageado.

Esposa do saudoso vereador Nilo Monteiro, Daniella Nayana Dieguiz Pinheiro, diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o vereador Thiago Kutz

A homenagem foi entregue pelo vereador Thiago Kutz que no ato representou o proponente da honraria, vereador Nilo Monteiro (em memória), na presença da esposa Daniella Nayana Dieguiz Pinheiro. “O saudoso vereador Nilo Monteiro foi o autor desse projeto de decreto legislativo concedendo essa honraria. A Câmara Municipal de forma unânime votou, tanto é que votou em 2019 quando a legislatura era composta por alguns vereadores diferentes dos atuais, pelos feitos que o presidente Luiz Fernando tinha alcançado, não só pelos reconhecimentos da própria empresa pública, como o melhor porto do Brasil, mas por todo trabalho que ele tem feito também em favor de Paranaguá”, disse.

Segundo o vereador Luizinho Maranhão, desde que chegou a Paranaguá, Luiz Fernando Garcia tem se mostrado muito interessado no crescimento econômico da cidade e enquanto gestor da empresa pública obteve reconhecimento local, estadual, nacional e internacionalmente. “Quero ressaltar o respeito que o Luiz Fernando tem com todos os portuários, portas abertas, educação no trato com as pessoas e respeito. Uma bela formação, gente que tem berço e isso é muito bom. É uma merecida homenagem ao atual diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná. A implosão da Palangana é um sonho de 40 anos e só por isso já valia  tal homenagem”, relatou.

Luiz Fernando Garcia e os diretores do Porto de Paranaguá

“Esse tipo de homenagem nos faz refletir, sobre o caminho trilhado até aqui. E aqui, olhando para trás, posso afirmar que foi preenchida por grandes desafios, sempre superados com o suporte e ajuda de muita gente”, afirma Garcia. “Tornar-se cidadão de Paranaguá. Assim, ser reconhecido como um “bagrinho”, um “parnanguara” é motivo de imensa alegria e, por consequência, de grande responsabilidade. Responsabilidade de contribuir cada vez mais em prol do nosso município, em prol da nossa gente”, completou o homenageado.

Luiz Fernando Garcia da Silva

Profissional com atuação intensa nas esferas da administração pública e no planejamento dos projetos portuários, o atual diretor-presidente da Portos do Paraná é graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em gestão de empresas. É a segunda passagem dele pela Appa, onde trabalhou de 2009 até 2015.

Luiz Fernando foi diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp); assessor especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil; e secretário nacional de políticas portuárias no Governo Federal. Coordenou, ainda, o grupo de trabalho que estudou a solução para o problema da dragagem do Porto de Santos e integrou a equipe criada para desburocratização e simplificação da legislação portuária, que culminou com o Decreto 9.048/17, considerado um novo marco regulatório no setor portuário.

Palestrante na Brazil Infrastructure Conference – 2015, em que falou sobre o setor portuário brasileiro e suas perspectivas, nas cidades de Nova York (EUA), Frankfurt  (Alemanha) e Londres (Inglaterra). Palestrante no 16.º Foro Internacional de Puertos 2017, em Lima (Peru), além de participante do Programa International Visitor Leadership Program (IVLP), nas cidades americanas de Washington (DC), Charlotte, Chicago, Kansas City e Los Angeles.