Gisele conta historia de amor à vida na luta contra o câncer
Relato mostra a importância das mulheres cuidarem de si mesmas

Há pouco mais de um ano e meio, Gisele Lopes Gomes dos Santos, de 35 anos, descobriu que estava com câncer de mama. A descoberta veio após uma palestra do Instituto Peito Aberto assistida pela sua irmã. Gisele é a prova de que mesmo na faixa etária dos 30 anos a doença pode se manifestar e, por isso, os exames e a atenção das mulheres são tão importantes também nesta idade.
Aos 17 anos, Gisele teve que fazer uma cirurgia para retirada de um nódulo benigno na mama. “Comecei a sentir algumas dores em baixo das axilas. Como já havia tirado um nódulo da mesma mama, fiquei tranquila. Minha irmã trabalha em uma empresa que teve uma palestra do Instituto, na qual a Fabiana Parro, a presidente do Instituto e que também já teve câncer, disse que teve dores debaixo do braço”, contou.
A partir daí, Gisele viu que algo não estava correto e marcou uma consulta com a mastologista. “A médica pediu biópsia porque, no fundo, ela já sabia que era câncer. Fiz a biopsia e aguardei a confirmação”, relatou. Segundo ela, ninguém está preparada para receber a notícia do câncer. “A princípio, todos somos imutáveis. Acontece sempre com o vizinho, com você nunca acontece. Quando recebemos o diagnóstico, temos que ter a convicção que travamos uma luta contra o resto da vida”, completou Gisele.
O câncer de Gisele foi agressivo e raro e, por isso, a oncologista que a atendeu pediu para que ela fizesse a genética para ver se existia uma mutação. “Eu tenho uma mutação genética e por isso aconteceu esse tipo de câncer, não tenho casos na família. Fiz oito sessões de quimioterapia e 28 sessões de radioterapia”, descreveu.
Apoiada na fé em Deus e na força da família, Gisele disse que nunca pensou que não iria conseguir vencer a doença. “As pessoas encaram o câncer como sentença de morte, mas é para levantar a cabeça e lutar. Deus me sustentou todo momento. Todo mundo tem uma força dentro de si, só que a gente não sabe”, lembrou.
CUIDE DE VOCÊ
As mulheres sempre estão preocupadas com os filhos, casa, pais, casamento e, às vezes, não encontram um momento para pensar na sua saúde. O recado de Gisele para as mulheres é para que elas cuidem de si mesmas. “Seja um pouco egoísta em relação a se cuidar. Nós fazemos parte da economia da casa, do mercado de trabalho, do lar, somos psicólogas de toda a família, nos preocupamos tanto com os outros e nos colocamos de lado”, alertou.
