conecte-se conosco

Getulio Rauen assume a presidência do Conselho Tutelar

Maior desafio é vencer a falta de estrutura, segundo ele

Publicado

em

Na segunda-feira, 9, aconteceu a eleição para a diretoria executiva do Conselho Tutelar de Paranaguá. Getulio Rauen foi eleito presidente do órgão, que tem como objetivo zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. 

A escolha foi feita entre os cinco conselheiros tutelares e acontece uma vez por ano. Arione Lopes Farias assume a vice-presidência e Camila Correa a secretaria geral.

Getulio Rauen tem um passado de luta pelos direitos estudantis em Paranaguá. Foi presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual José Bonifácio; presidente do Grêmio Estudantil do Instituto Estadual de Educação; presidente da União Municipal dos Estudantes de Paranaguá; presidente do CEFA – Centro Estudantil Fernando Amaro; presidente da Associação de Moradores do Bairro Vale do Sol; presidente do Conselho Municipal de Juventude de Paranaguá; coordenador do Fórum DCA – PR, Conselheiro e também teve participações em movimentos sociais.

 

DESAFIOS

Segundo Rauen, os maiores desafios do Conselho Tutelar é lidar com a falta de estrutura. “Temos um número muito pequeno de conselheiros tutelares, deveríamos ter no mínimo dois Conselhos Tutelares com cinco membros cada, conforme obriga a Lei Federal 8.069/90”, explica.

Rauen ainda afirma que é grande o número de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. “É um absurdo o que enfrentamos todas as semanas. Diariamente atendemos adolescentes em situação de drogadição. Somente no ano de 2016 o Conselho Tutelar realizou mais de 2.500 atendimentos. Não temos estrutura para atender às Ilhas. A desvalorização do conselheiro tutelar é muito grande. O conselheiro trabalha durante dia e noite, sem receber horas extras, adicional noturno e insalubridade. É um trabalho feito com muito amor e dedicação. No segundo ano de mandato seguimos firmes e com mais fé e determinação. Para que o Conselho Tutelar possa atuar, contamos com o apoio da comunidade”, aponta.

O conselho recebe denúncias anônimas através do número “Disk 100”. “Convidamos todos para conhecer o trabalho do Conselho Tutelar, venham nos fazer uma visita na Rua Gabriel de Lara 1088, Bairro 29 de Julho, telefones (41) 3420-2905/3420-6080 Plantão (41) 99207-9514”, convida.

O atendimento na sede administrativa acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h, e pelo plantão 24h e sete dias da semana. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional encarregado pela sociedade de zelar pelos direitos da criança e do adolescente, definidos no artigo 131 da Lei Federal 8.069/90.

Publicidade


Em alta