Ferry boat não navega com neblina
Neblina densa na baía de Guaratuba impede travessias

Durante o inverno, aumenta a incidência de neblina densa na baía de Guaratuba e em mar aberto. Esse fenômeno climático ocorre devido à queda do índice pluviométrico, em que as águas evaporadas não resistem ao frio e se transformam em nuvens, provocando a redução da visibilidade das embarcações. A neblina pode acontecer em questão de minutos e é mais comum no período entre a madrugada e a alvorada, o que comprova a informação de que a maioria dos acidentes provocados pela baixa visibilidade, ocasionada pela neblina, ocorre entre 5 e 6h, reduzindo a partir das 9 horas. As embarcações possuem sistema de GPS, (Sistema de Posicionamento Global), no entanto, por questões de segurança, a Marinha do Brasil não recomenda que seja realizada a travessia nos dias em que o fenômeno acontece, pois, em dias de neblina é colocada em risco a segurança dos usuários do serviço, tripulantes e ainda das pessoas que transitam com embarcações de esporte e recreio pela baía (como barcos de pesca).
NORMAS
As Normas da Autoridade Marítima para Embarcações Empregadas na Navegação Interior – Normam 02, capítulo 10 dizem:
A) Para maior segurança, os passageiros deverão permanecer fora dos veículos durante a travessia, em local apropriado, sentados ou em pé.
B) Nenhuma pessoa poderá viajar na borda, na balaustrada ou em qualquer outro local da embarcação que não ofereça a segurança adequada.
C) A operação de travessia deverá ser interrompida pelo comandante da embarcação, sempre que julgar haver risco à navegação, seja pelas condições ambientais adversas, seja pelas condições da embarcação ou pela recusa dos passageiros em atender às normas de segurança.
