Logotipo

X Festa Nacional do Fandango celebra cultura caiçara de Paranaguá

15 de agosto de 2019

Grupos de fandango de Paranaguá, Guaraqueçaba, litoral paranaense e dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro irão se apresentar na festividade (Foto: Arquivo)

Compartilhe

Programação será iniciada no dia 16 de agosto na Praça Cyro Abalem, na Ilha dos Valadares

No dia 16 de agosto, será iniciada em Paranaguá, na Praça Cyro Abalem, na Ilha dos Valadares, a X Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá, celebrando a dança, que é considerada um patrimônio cultural brasileiro desde 2012 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A abertura oficial acontece na sexta-feira, 17, às 14h, com presença de diversas autoridades, mesa de conversa e apresentações de grupos de fandango de Paranaguá, Guaraqueçaba, Cananeia - SP, Ubatuba - SP e Paraty - RJ até a noite.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, o evento é especial e acontece em um território caiçara com identidade cultural de Paranaguá e do fandango, que é a Ilha dos Valadares. "Este ano ampliamos o suporte dado à festa, aumentando a divulgação, estrutura e logística para o evento. A Festa do Fandango é de extrema relevância para a gestão do prefeito Marcelo Roque, entendendo como identidade cultural parnanguara, em que as comunidades tradicionais têm a oportunidade de evidenciar sua cultura tão rica", complementa.

VALORIZAÇÃO DO FANDANGO

"O fandango é representação cultural de toda uma comunidade, as expressões vão além da música e da dança, sendo preservado o modo de vida, culinária, vestimenta entre outras características. Valorizar a expressão cultural do fandango é resguardar origens, entender a formação societária e garantir a permanência dessas expressões latentes na região. A cultura caiçara ultrapassa nossas fronteiras e deve ser valorizada nacionalmente", explica o secretário Harrison Camargo.

Segundo o gestor, o evento é realizado pela Prefeitura de Paranaguá e Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), em parceira com grupos de fandango de Paranaguá. "Sabemos que o movimento cultural é intenso no município e estamos dispostos a fazer o nosso melhor no que diz respeito ao apoio necessário e possível por parte da Secultur", diz.

Fandango  é considerado um patrimônio cultural brasileiro desde 2012 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) (Foto: Divulgação)

TURISMO

Outro ponto importante é que este é mais um evento feito pela prefeitura que fomenta o turismo em Paranaguá. "Como evento cultural, o turismo não deixa de ser contemplado, à medida que recebemos visitantes de vários outros Estados do Brasil, oportunizando que conheçam nosso município e suas riquezas. Vemos a crescente na busca do turismo cultural e incentivamos, desde que seu crescimento seja medido e não além da capacidade de carga que as comunidades tradicionais e nosso território suportem", finaliza Camargo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Dia 16 - sexta-feira:

14h: Cerimônia de abertura na Praça Cyro Abalem com mestres, Iphan, Secultur.

14h30: Apresentação do Grupo Pés de Ouro

15h30 Mesa: Território Caiçara

20h30: Apresentação do Grupo Mestre Romão (Paranaguá/PR)

21h30: Grupo de Fandango Mestre Pedrinho (Ubatuba/SP)

22h: Família Domingues (Paranaguá /PR)

22h30: Grupo Jovens Fandangueiros do Itacuruçá (Cananeia/SP)

23h: Canutilho Temperado (Guaraqueçaba /PR)

24h Grupo Mandicuera (Paranaguá /PR)

1h45: Família Neves (Cananeia/SP)

2h30: Cirandeiros de Parati (Paraty-RJ)

3h: Todos os Fandangueiros.

Dia 17 - sábado:

Oficinas:

10 às 12h, das 14h às 17h: Oficinas do Programa TCP de Gestão do Bem Cultural Fandango Caiçara com Grupo Mestre Romão, Grupo Ilha dos Valadares "Mestre Brasílio", Grupo Pés de Ouro e Associação Mandicuera. Local : Praça Cyro Abalém.

10 às 17h: oficina de Rádio do Programa TCP de Gestão do Bem Cultural Fandango Caiçara com Janaina Moscal. Local: Associação de Moradores da Ilha dos Valadares.

10h às 17h: oficina de captação e edição de áudio do Projeto Cotinga/ UFPR com Ary Giordani.

Local: Associação de Moradores da Ilha dos Valadares.

Inscrições pelo email: mandicueraculturapopular@gmail.com

19h Cerimônia do IPHAN em homenagens aos Mestres e grupos contemplados no edital "Fandango Caiçara, Patrimônio Cultural do Brasil 2018"

19h30 Mesa na Praça Cyro Abalem: Identidades e territórios: o avanço desenvolvimentista no litoral caiçara

20h30 apresentação do Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba (Ubatuba /SP)

21h Grupo Mestre Eugênio (Paranaguá /PR)

21h30 Grupo Ilha dos Valadares Mestre Brasílio (Paranaguá /PR)

22h Cirandeiros de Ubatuba (Ubatuba /SP)

22:30h Fandanguará (Guaraqueçaba /PR)

23h30 Fandango de Ubá (Curitiba/PR)

24h30 Fandango Bacurau (Ubatuba /SP)

1h30 Grupo Manema (Iguape/SP)

3h Todos os fandangueiros.

Dia 18 - domingo:

12h30: Almoço caiçara na Praça Cyro Abalem

12h30 Bandeiras do Divino com cerimônia de entrega de pedido de registro ao Iphan

14h: Apresentação Grupo Mestre Brasílio (Paranaguá /PR)

16h às 19h: Roda de viola com todos os fandangueiros.


Colunistas