conecte-se conosco

Eventos

Sesc comemora o Dia do Comerciante hoje

Teatro e palestra fazem parte da programação

Publicado

em

O Sesc Paranaguá realiza na terça-feira, 16, atividades em comemoração ao Dia do Comerciante. O público terá oportunidade de assistir à apresentação de teatro e também a uma palestra.

De acordo com Joel Viana, gerente executivo do Sesc Paranaguá, a programação cultural visa a criar um momento de lazer e descontração para os comerciantes e seus familiares. “Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade importante para o desenvolvimento econômico do País. E nós vamos marcar essa data com atividades culturais e uma palestra que busca melhorar o trabalho em equipe”, ressalta.

O espetáculo apresentado é “Quem casa quer casa”, marcado para as 19h30. Trata-se de uma produção da Cia Cultural Rainha Maçã, que estreou recentemente e foi selecionada para o Festival de Teatro de Colombo.

O texto foi escrito por Martins Pena, em 1845. Apesar de ser do gênero dramático, aborda de forma sutil e  divertida as controvérsias e confusões de uma família.

O diretor da peça, Breno Oberdan, adaptou o texto para os diais atuais e inseriu a cultura caiçara com expressões “meu caneco” e “Cê menino” dita pelos personagens, e também a localização: Ilha dos Valadares.  Além disso, um dos personagens é tocador de rabeca (instrumento do fandango).

Após o teatro, acontece a palestra que tem como tema “administração de conflitos e desenvolvimento de equipe”, ministrada pelo professor Itamar Abreu Fialho.

DIA DO COMERCIANTE

O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei n.º 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro. O Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiaram o comércio brasileiro, o qual antes era totalmente dependente de Portugal. Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress