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Eventos

2.ª Festa do Caranguejo acontece entre os dias 5 a 9 de dezembro

Fase atual é de credenciamento dos permissionários que irão comercializar produtos no evento

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Entre os dias 5 a 9 de dezembro, acontece na Praça de Eventos Mário Roque a segunda edição da Festa do Caranguejo de Paranaguá. O evento foi iniciado em 2017, inclusive com a inauguração de um dos novos cartões-postais do município, a estátua do Caranguejo localizada na praça, a qual é o principal ponto de eventos do litoral do Paraná. A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), abriu edital de chamamento público para autorização de uso para exploração temporária do espaço público pelos permissionários, com inscrições abertas até o dia 22 de novembro.

Segundo a Secultur, assim como em 2017, o objetivo da Festa do Caranguejo neste ano é "viabilizar a comercialização do crustáceo e frutos do mar típicos do município, através de comunidades pesqueiras localizadas na baía de Paranaguá, visando à criação de divisas para os mesmos", informa.

"A Festa do Caranguejo foi criada e acrescentada ao Calendário Oficial de Eventos do Município, na gestão do prefeito Marcelo Roque, para que os turistas e os munícipes usufruam mais uma opção gastronômica, lazer e entretenimento em nossa cidade", afirma o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo.

ATRAÇÕES

De acordo com a prefeitura, para vender os pratos à base de caranguejo na festa, os permissionários devem adquirir o crustáceo de pescadores do município que emitam Nota Fiscal através da Secretaria de Agricultura e Pesca, além de atender à portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). "Tal medida assegura a compra do caranguejo do pescador local e que esteja regularizado. No evento também será disponibilizado um espaço para a venda de caranguejo vivo, que será realizada direto pelo pescador local regularizado", explica a Secultur.

COMO PARTICIPAR DA LICITAÇÃO

"Para participar da licitação os interessados devem apresentar, junto à Comissão Permanente de Licitações (CPL), os documentos: registro comercial, certidões negativas municipal, estadual e federal, entre outros. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de novembro, às 17h30, na sede administrativa da Prefeitura de Paranaguá, no Palácio São José, na Rua Júlia da Costa, n.º 322. Mais informações podem ser obtidas com a Comissão Permanente de Licitação (CPL), nos telefones (41) 3420-6003 e (41) 3422-6290, ou pelo e-mail [email protected]", informa a Secretaria de Cultura e Turismo.

O município explica que o edital de credenciamento concede a possibilidade de qualquer interessado concorrer a lotes que dão direito à venda gastronômica do caranguejo na Praça Mário Roque. "Para isso devem apresentar cardápio contendo três pratos à base do crustáceo (contendo descrição completa de todos os ingredientes utilizados) e a tabela de preços, incluindo bebidas. Há ainda outros detalhes especificados no edital", comenta a Secultur.

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