Logotipo

Verão Maior promove primeiro torneio em trio de paravôlei do estado

18 de janeiro de 2020

Paranaguá 2 AVPL/Sespor ficou em 3.º lugar no paravôlei de praia em trios

Compartilhe

Na manhã de sábado (18) o posto do Verão Maior, em Caiobá, foi palco do primeiro torneio de paravôlei de praia em trios já realizados no estado e movimentou o litoral com muito esporte, competição e entretenimento. A competição foi organizada pela Superintendência do Esporte em parceria com a Federação Paranaense de Voleibol.

O evento teve o objetivo de mostrar ao público presente as características dessa modalidade e oportunizar aos atletas a experiência de competir pela primeira vez nas areias do Paraná. Anderson dos Santos, atleta tetracampeão pelo Brasil nos Jogos Parapan-Americanos em Lima, no Peru, em 2019, destaca a importância de divulgar o esporte adaptado. “O esporte muda a vida das pessoas, pois abre portas para a inclusão dos deficientes. No entanto a prática paralímpica precisa ser mais vista e mostrada. Por isso torneios como esse contribuem ainda mais para a inclusão das pessoas deficientes”, finaliza o atleta paralímpico.

Para o coordenador de paradesporto do Paraná, Mário Sergio Fontes, é essencial abranger o máximo possível de atividades destinadas a deficientes no nosso litoral. “O Verão Maior pretende dar visibilidade às modalidades esportivas para todos os públicos e tornar mais democrático e acessível o esporte para todo mundo”, afirma Fontes.

A equipe do Círculo Militar do Paraná 1 foi campeã do torneio e o atleta Vinícius Antônio enfatiza a importância desse tipo de evento para fomentar a inclusão e aumentar a autoestima das pessoas com deficiência. “Elas precisam saber que existem muitas outras formas de se viver, mesmo após a perca de um membro ou debilidade física. O torneio serve para mostrar que qualquer pessoa pode praticar esportes”, comenta o atleta.

Confira a classificação final do torneio:

1º - Círculo Militar Paraná 1

2º - Círculo Militar Paraná 2

3º - Paranaguá 2

VÔLEI SENTADO

Outro atrativo do Verão Maior com relação ao paradesporto foi a apresentação do vôlei sentado que contou com a participação de cinco equipes. Entre os atletas que competiram, Anderson dos Santos também participou da apresentação da modalidade na qual é especialista e competiu com sua equipe, ficando na primeira colocação na competição.

Confira a classificação do torneio exibição:

1º Instituto de Paradesporto do Paraná 1

2º Instituto de Paradesporto do Paraná 2

3º Círculo Militar do Paraná

 

O Verão Maior é uma ação integrada do Governo do Estado, em parceria com os municípios do Litoral, das praias de água doce no Noroeste e Oeste do Paraná.

COM/Verão Maior

Fotos: Thiago Chas


Colunistas