Logotipo

Piloto paranaense estreia com dois pódios na Fórmula Vee

12 de abril de 2019

Nito Ramirez, de Matinhos, começa a competir na categoria mais popular do automobilismo.

Compartilhe

O paranaense Nito Ramirez subiu ao pódio duas vezes em sua estreia na Fórmula Vee. O piloto de Matinhos deu a largada na categoria mais popular do automobilismo na disputa da Copa ECPA, em Piracicaba (SP), no sábado, 8.

Ramirez terminou a primeira prova no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, o ECPA, na sexta posição. Na segunda prova, ele ficou em quinto lugar. “Para uma estreia, foi muito bom. Não conhecia bem o carro nem mesmo o traçado da pista”, disse o piloto paranaense. “Mesmo assim, consegui os dois pódios e tenho certeza de que vou melhorar muito nas próximas corridas”, destacou o piloto.

A atuação rendeu elogios de Wilson Fittipaldi Júnior, criador da FVee no Brasil na década de 1960 e atual consultor técnico da categoria. “Para quem mal conhecia o carro e a pista, o Nito teve um desempenho ótimo. Correu muito bem e, mais importante, terminou as duas provas, sem acidentes e sem cometer erros. Ele tem tudo para evoluir e logo estará brigando por vitórias”, disse.

Aos 32 anos, Nito Ramirez inicia uma nova etapa em sua carreira. No Paraná, ele já competiu de kart e também na Copa Gol. “A Fórmula Vee é o passo seguinte para quem corre de kart e a entrada no automobilismo para quem quer. Espero me adaptar logo e lutar pelas primeiras posições já nas próximas corridas”, comenta Ramirez.

A Fórmula Vee é a categoria mais popular do automobilismo mundial, presente em mais de 20 países. No Brasil, foi criada por Wilsinho e o irmão Emerson, e logo se tornou uma porta de entrada para os pilotos brasileiros que sonhavam em competir na Fórmula 1 no início dos anos 1970. Outros brasileiros que começaram na FVee foram o também campeão mundial de F1 Nelson Piquet (na Super V) e José Carlos Pace (primeiro brasileiro a vencer em Interlagos na F1). Atualmente, a FVee mantém suas principais características: carro de baixo custo e peças originais, para facilitar o acesso de novos pilotos. Os carros usam motor VW Fox 1.6, pneus radiais, câmbio de 4 ou 5 marchas e chegam a atingir 200 km/h em Interlagos.

A próxima etapa da Copa ECPA será dia 22 de junho. Antes, haverá a terceira etapa do Campeonato Paulista, no dia 20, em Interlagos. Para saber mais sobre o ECPA, acesse www.ecpa.com.br

Informações: Fórmula Vee

Fotos: Fernando Santos 

Colunistas