conecte-se conosco

Esportes

Parnanguara treina para conquistar título mundial de Petra

Competição será na Dinamarca no mês de julho

Publicado

em

Vinícius Cabral tem 15 anos e treina todos os dias para realizar o seu sonho: conquistar o mundial de Petra de atletismo na Dinamarca. A competição acontece de 9 a 16 de julho, reunindo campeões de vários países. 

O maior desafio ele já superou: as suas próprias limitações, mas a determinação do jovem vai além disso. O jovem tem paralisia cerebral (atraso de coordenação motora). “Ele nasceu assim, e no quarto mês de idade começou seu tratamento. E hoje vem correndo atrás deste sonho”, contou a mãe, Mariah Madalena, a qual treina diariamente com Vinicius.

O atleta tem como preparador físico o professor Giuliano Nunes e Silmara França. O mundial será em Copenhagen na Dinamarca. A Prefeitura de Paranaguá doou as passagens de Vinícius de ida e volta, as quais custam R$ 7 mil. A luta agora é para arrecadar o mesmo valor para aquisição da passagem da mãe do atleta.

Para isso ela vem correndo contra o tempo, pedindo ajuda, fazendo ação entre amigos e rifas. Mariah contou que já conseguiu arrecadar R$2.500. Faltando pouco mais de um mês para a data do embarque, 8 de junho, ela se diz confiante não apenas na viagem como também na conquista do título.

 


Vinicius com seu preparador físico, Giuliano. Treinos diários buscam o fortalecimento muscular

 

“Ele está se dedicando para isso, pois está treinando desde abril, dando duro, fazendo fortalecimento de pernas e braços na academia Word com o Giuliano, que está patrocinando o Vinicius. Ele treina com o triciclo dele no dia a dia comigo. As pessoas que o patrocinarem não vão se arrepender, pois ele é um menino guerreiro e muito esforçado. Nesta modalidade da Petra (atletismo) ele vai correr 100, 200 e 400 metros. Para conseguir esse mundial, ele está superando seus limites, então vai ser uma pena caso não consiga. Deixo aqui meu apelo aos empresários e à comunidade em geral para que possamos realizar esse  sonho trazendo um título mundial para nossa cidade”, destaca a mãe do atleta. Quem quiser ajudar o Vinicius basta entrar em contato através dos telefones (41) 98502-2890 ou 3424-2456 com  Madalena.

 

PETRA: SAIBA MAIS SOBRE A MODALIDADE 

Criada na Dinamarca em 1989, chegou ao Brasil em 2009. É uma nova modalidade paradesportiva, do atletismo em que os atletas correm com os seus próprios  pés.  O atleta utiliza uma tricicleta (de três rodas), um guidão para direcionar,  com suporte  para o tronco, um banco para assento, além de faixas, mas não tem pedal anexado. Predominantemente indicados para pessoas com paralisia cerebral. Adequado também para pessoas com distrofia muscular, Doença de Parkinson e outras deficiências que afetam a mobilidade e o equilíbrio. De acordo com os profissionais da área, a Petra melhora a autoestima do atleta e dá possibilidades de sair da sua cadeira, para poder se locomover melhor.

Publicidade






Em alta