conecte-se conosco

Esportes

Paranaguá terá um novo conceito de pista de skate

Representantes da Associação de Skate de Paranaguá estiveram com o prefeito Marcelo Roque

Publicado

em

Uma reunião no gabinete do prefeito Marcelo Roque, na tarde de segunda-feira, 26, e que contou com a presença de representantes da Associação de Skate de Paranaguá (ASP), além do presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Marquinhos Roque, e dos secretários Darlan Janes (Esportes), Planejamento (Silvio Loyola) e Obras Públicas (Arnaldo Maranhão) definiu que a cidade vai ter uma nova pista de skate.

Josué Silva apresentou o modelo de pista às autoridades municipais

Na conversa, o porta-voz da ASP, Josué Silva, trouxe a ideia de um conceituado modelo de pista para ser implantado na cidade. “Trata-se das chamadas ‘plazas’, que são locais onde o skate é praticado dentro de um novo conceito de pista e que atende as necessidades atuais para quem é praticante da modalidade, a qual fará parte dos esportes olímpicos em 2020, em Tóquio, no Japão”, explicou. 

Pista será a maior do Sul do Brasil

As “plazas” (praça em espanhol) viraram febres dentro do universo do skate, situação que exigiu uma nova configuração dos espaços onde as manobras são realizadas. No Paraná, algumas cidades já aderiram ao modelo como em Maringá e Sarandi. Nos dois municípios, o projeto das “plazas” se assemelhou ao de cidades como Barcelona, na Espanha, e da Califórnia, nos Estados Unidos.

MARQUINHOS E MARCELO

A proposta foi defendida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Roque, uma vez que ele também entende que a modificação da pista trará um visual mais apropriado para o Aeroparque. “Quando vi que o modelo de pista, conhecida por ‘plaza’, é mais aberta e arborizada, logo se percebe que ela vai combinar em muito com o que se busca para o Aeroparque, que são áreas de convivência em meio a um paisagismo natural”, disse o vereador e presidente da Câmara. Além disso, o vereador mencionou que a intenção é deixar a associação do skate de Paranaguá cuidando do espaço para que haja a conservação da área e da estrutura.
Para o prefeito Marcelo Roque, a construção desta nova pista de skate é vista como uma questão de honra para sua administração municipal, uma vez que foi o saudoso ex-prefeito Mario Roque (pai de Marquinhos e Marcelo), quem construiu, em 2004, a atual pista no Aeroparque. “Eu pretendia fazer uma reforma na pista, mas vamos buscar implantar esta ideia da ‘plaza’ trazida pela associação dos skatistas e colocar a cidade novamente no cenário nacional do skate, para quem sabe trazer os grandes nomes do skate para se apresentar na cidade”, afirmou.
Segundo os membros da Associação de Skate de Paranaguá, caso se confirme a proposta da “plaza” na cidade, ela será a maior do Sul do Brasil. “Ficamos muito empolgados com a reunião e com os desdobramentos que teremos daqui em diante. Vimos que existe uma grande boa vontade da família Roque em resgatar a prática do skate no município, assim como ocorreu lá no final da década de 90, quando o ex-prefeito Mario Roque e a Primeira Igreja Batista desenvolveram um projeto em conjunto que mudou a realidade do skate na cidade. Na atualidade, a maior pista de skate, no modelo “plaza”, está em Porto Alegre, mas pelo que projetamos, em termos de tamanho, a de Paranaguá será a maior”, vibrou o presidente da ASP, Cleverson Gonçalves.
Da Assessoria

Publicidade






Em alta