Logotipo

Últimos dias de inscrições para a 5.ª Corrida contra o Câncer Studio Fit Candeia

11 de outubro de 2018

Expectativa é que 500 pessoas participem do evento que reverterá fundos para o Instituto Peito Aberto e Rede Feminina de Combate ao Câncer

Compartilhe

No domingo, 21, acontece em Paranaguá a 5.ª Corrida e Caminhada contra o Câncer Studio Fit Candeia 2018. A largada está marcada para as 8h, na Avenida Coronel José Lobo, em frente ao Clube Olímpico. O evento destaca a importância da prevenção e combate ao câncer de mama e colo de útero e acontece em pleno Outubro Rosa, com foco na saúde da mulher e na qualidade de vida.

Cerca de 500 pessoas, bem como centenas de familiares e amigos, devem comparecer ao evento que já é tradicional no município e, além do esporte, acaba fortalecendo o turismo local, em virtude da participação de corredores de outras cidades do Paraná. Segundo a organização, os recursos obtidos na corrida serão revertidos para o Instituto Peito Aberto e da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Segundo a organizadora, Luciana Picanço, a corrida está em sua quinta edição e é um evento oficial do calendário do município de Paranaguá.

"Esse projeto foi criado para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer, promovendo saúde, bem-estar e a prática de atividades físicas a quem participa. O projeto possibilitou colaborar financeiramente na estruturação do Instituto Peito Aberto, ampliando em condições dignas o atendimento aos que ali buscam apoio e assistência. Este ano, toda a renda arrecadada pela Corrida será doada à duas instituições: Instituto Peito Aberto e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Paranaguá", destaca, ressaltando que a rede existe há 50 anos e precisa de uma atenção especial para aumento de voluntários e melhorias estruturais.

Carla Mendes Costa, proprietária da Candeia Joias e Acessórios e apoiadora do evento, foi a empresária precursora no apoio do evento em sua primeira edição e destacou o viés beneficente da loja em torno do Instituto Peito Aberto e outras instituições de Paranaguá. "Na realidade, temos na nossa população muita gente precisando de ajuda, sem recursos, algo que a maioria da população nem imagina e que muitas vezes não é divulgado.

A situação é séria em torno da saúde do câncer e precisamos apoiar. Muitas vezes as senhoras que atuam na Rede Feminina de Combate ao Câncer tiram dinheiro do próprio bolso delas para o trabalho acontecer", explica. "A ideia é ajudar mais pessoas. O Instituto Peito Aberto já está com uma ampla estrutura e ampliaremos a ajuda para outra instituição que precisa da nossa ajuda", explica.

 

INSCRIÇÕES EM ALTA

Segundo Luciana Picanço, neste ano, as 500 inscrições devem ser preenchidas. "Temos até o dia 16 de outubro abertas as inscrições. Acredito que irá acabar antes do prazo. Para se inscrever, os participantes podem acessar o site http://www.paranaguacontraocancer.com.br/ ou ir até a Candeia Joias e Acessórios", explica. A proprietária da Candeia, Carla Costa, afirma que a loja está à disposição para quem quiser se inscrever no evento. "Estamos à disposição no horário das 10h às 20h", explica.

IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO

"Muita gente lembra de fazer o exame ou de se prevenir contra o câncer por causa da corrida, bem como pela divulgação no jornal e em outros veículos. Além disso, os empresários vestem a camiseta e fazem a conscientização nas empresas, bem como são realizadas palestras pelo Instituto Peito Aberto durante todo o mês de outubro", afirma Luciana. "A importância é prevenir. A cura e o combate também é essencial e é focado, mas com a prevenção podemos fazer com que as mulheres vejam o problema de forma antecedente, o que aumenta a chance de cura e melhora a questão do apoio às famílias", complementa Carla.

"O esporte é essencial para a saúde e a corrida atua neste sentido. A atividade física é essencial tanto para a prevenção quanto para depois da cura do câncer. Muita gente começa a caminhar e correr com o evento", afirma a proprietária do Candeia.

Luciana afirma que uma soma de energia existe para que o evento se torne realidade, com união de academias e empresas. "Esta corrida é feita por amigos, é uma união de todos", destaca, convidando os parnanguaras e moradores no litoral não só a correr no evento, como também a prestigiar.

"Fazemos este evento não só para os atletas, mas para Paranaguá. São seis corridas já feitas, prezamos pela segurança do evento, com apoio da Prefeitura de Paranaguá, tratamos com todo o carinho esta corrida que já se tornou importante para o turismo local, visto a participação de várias pessoas de fora, movimentando hotéis e restaurantes", finaliza.

 

SERVIÇO

5.ª Corrida contra o Câncer Studio Fit Candeia - Paranaguá

Data: 21 de outubro (domingo)

Largada: 8h

Local: Avenida Coronel José Lobo (em frente ao Clube Olímpico)

Informações sobre inscrições e sobre a corrida:

http://www.paranaguacontraocancer.com.br/

Colunistas