Logotipo

Futebol das Estrelas homenageia ex-goleiro coxa-branca Gerson

11 de janeiro de 2020

Jogo reuniu cerca de reuniu cerca de mil pessoas na praia de Caiobá, em Matinhos, na sede da estação esportiva do Verão Maior.

Compartilhe

O tradicional Futebol das Estrelas do Litoral paranaense homenageou o ex-goleiro Gerson Dall’Stella neste sábado (11). O atleta campeão brasileiro pelo Coritiba em 1985 faleceu aos 58 anos, vítima de um infarto, horas antes da partida que contaria com sua presença. O Athletiba terminou 5 a 5. Antes do jogo foi respeitado um minuto de silêncio.

Gerson defendeu a camisa coxa-branca na década de 80, entre 1983 e 1990. Fez parte do elenco campeão brasileiro e somou 81 partidas defendendo as cores do alviverde paranaense.

O Futebol das Estrelas reuniu cerca de mil pessoas na praia de Caiobá, em Matinhos, na sede da estação esportiva do Verão Maior. A partida contou com a presença de 40 ex-jogadores de Athletico e Coritiba e inaugurou a temporada do verão esportivo, que conta com 18 modalidades e programação intensa em seis postos fixos no Litoral e nas regiões lindeiras do Oeste, do Noroeste e do Norte.

O superintendente estadual do Esporte, Hélio Wirbinski, destacou que Gerson era um dos atletas mais conhecidos do tradicional Futebol das Estrelas e que ele ajudou a incentivar a prática esportiva em todo o Paraná. “O Gerson infelizmente faleceu antes da partida, mas ele passou muitos anos em grandes times. Fizemos a partida em sua homenagem”, afirmou.

Segundo Elizeu Neto, ex-meia campeão pelo Coritiba em 1985 e amigo de Gerson, a partida saudou o que o ex-goleiro mais gostava: o futebol. “Éramos amigos há mais de quatro décadas. Já estava no Coritiba e conheci ele num jogo contra o Entre Nuvens e Estrelas. Depois ele veio jogar conosco, e hoje está literalmente entre nuvens e estrelas. Nascemos no mesmo mês e no mesmo ano, outubro de 1961” relembrou. “Recebemos a notícia com muita tristeza, mas a vida continua e homenageamos ele neste sábado com esse Athetiba de ouro, Athletiba master”, afirmou o ex-jogador. “Gerson não estava de corpo, mas estava de coração e de alma conosco nessa partida”.

FUTEBOL DAS ESTRELAS - O Futebol das Estrelas chegou em 2020 a sua quarta edição. O primeiro Athletiba deste ano contou com a presença do vice-governador Darci Piana e do secretário de Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares, que deram o pontapé simbólico da partida.

Hélio Wirbinski destacou que o jogo marca a largada de uma programação que se estende ao longo de todo o mês. “É um grande clássico, que atrai muito público, e que cativa também pelo entretenimento. O que nós queremos passar é uma mensagem de integração e educação”, disse o superintendente de Esporte.

Segundo Elizeu Neto, o jogo no começo do verão serve como exemplo de respeito às tradições e ajuda a costurar uma cultura de paz. “É importante para o Estado porque aglutina pessoas para o bem. Rivalidade não é sinal de briga, de agressão, de quebradeira. Futebol existe para congregar as pessoas. Isso é o que estamos fazendo e mostrando, um futebol entre amigos que sirva de exemplo para o povo brasileiro”, complementou o meia, que disputou o jogo pelo Coritiba.

Leomar, ex-jogador do Athletico e que chegou a ser capitão da seleção brasileira na Copa das Confederações de 2001, realizada no Japão e Coreia do Sul, acrescentou que o Futebol das Estrelas inspira as novas gerações. “É um jogo festivo. Acima de tudo um bom espetáculo. Os jovens acompanham e participam, e sabemos da influência que vem de um ex-jogador. Cada ano a programação esportiva está mais forte, isso é importante para o futebol e outros esportes. Temos que parabenizar o Governo do Estado por essas iniciativas”, pontuou o volante.

O primeiro Athletiba do ano terminou empatado em 5 a 5. Castorzinho, que chegou a ser comparado ao ex-craque Alex, fez três gols no Coxa. Danilo respondeu com três tentos pelo Athletico. A partida contou ainda com os ídolos Reinaldo, Igor e Luizinho Neto (rubro-negros) e Polaco, Laguna e Valdomiro (coxas-brancas). 

AEN/Verão Maior

Fotos: divulgação


Colunistas