Logotipo

Equipe de voleibol feminino conquista ouro na fase regional dos Jogos Abertos do Paraná

17 de julho de 2019

Paranaguá também foi destaque nas outras quatro modalidades em que foi representada

Compartilhe

Foi excelente a trajetória da equipe feminina de voleibol de Paranaguá nos Jogos Abertos do Paraná. As meninas fizeram sua estreia no dia 5 de julho. Na primeira etapa da competição, venceram o município de Almirante Tamandaré e Campina Grande do Sul, finalizando a etapa em primeiro lugar da chave, na fase de grupo.

Na semifinal, venceram Pinhais e, na final, no domingo, 14, superaram o time de Araucária, quando conquistaram a medalha de ouro e o título da Fase Regional.


PARTICIPAÇÃO DE ATLETA TRANSEXUAL

A segunda etapa dos Jogos Abertos também foi marcada pela participação de uma atleta transexual, Priscilla Fogaça, de 36 anos.

Natural de Cascavel, a jogadora recebeu o convite para defender a equipe da Cidade Mãe do Paraná. Na primeira fase, a jogadora foi proibida de participar, pois o Instituto Paranaense de Ciência do Esporte alegou que Priscilla não havia apresentado os exames de controle de hormônio dos últimos 12 meses.

A Federação Paranaense e a Confederação Brasileira de Voleibol já haviam considerado a atleta apta para participar de competições no naipe feminino. Após contestação, o Instituto de Ciência do Esporte voltou atrás e aceitou a participação da jogadora na segunda etapa dos Jogos Abertos, tendo em vista que as leis internacionais não exigem o monitoramento mensal dos hormônios.

Diante de toda situação, a equipe parnanguara entrou em quadra em sua última partida com a campanha: "O preconceito é nosso adversário", que teve adesão de outras delegações como Araucária, Campina Grande do Sul e Pinhais. A ideia central da campanha é a conscientização sobre a diversidade e o respeito.

A atleta Priscilla Fogaça comentou a respeito da sua participação "Estranhamos a negativa para a minha participação. Realizamos uma reunião que ocorreu de forma tranquila e houve a liberação para minha presença nos Jogos Abertos do Paraná, ao lado das meninas. Fico feliz por fazer parte desta história e de ser tão abraçada e apoiada por muitas pessoas que sequer tinham o conhecimento da participação de uma atleta trans em competições. Brigamos de igual para igual nas partidas, provando que ninguém levou vantagem em nada", finalizou a jogadora.


DEMAIS MODALIDADES

Além do ouro no voleibol, a delegação parnanguara foi destaque na competição com a presença no pódio em outras modalidades.

No basquete, futsal, handebol e na bocha, na categoria masculina, conquistaram o bronze e handebol feminino acabou na quarta colocação.

 

Basquete Masculino - bronze 

Futsal Masculino - bronze   (Foto: Apaf/Diogo Monteiro)

Handebol Masculino - bronze

Bocha Masculino - bronze

Handebol Feminino 4.º lugar

 

O secretário municipal de Esportes, Darlan Janes, parabenizou toda delegação por vestir a camisa e representar o município com tanto amor e responsabilidade. "Nossos atletas mostraram mais uma vez que são fortes em quadra e o resultado disso veio através das partidas que ocorreram durante estas duas etapas dos Jogos Abertos. Parabéns a todos pela determinação", destacou Darlan Janes.


Confira a classificação final de todas as modalidades:
Voleibol (Fem.): 1.º lugar
Basquete (Masc.): 3.º lugar 
Futsal (Masc.): 3.º lugar
Handebol (Masc.): 3.º lugar
Handebol (Fem.): 4.º lugar
Bocha (Masc.): 3.º lugar
 
 
Secom/PMP

Fotos: arquivos das equipes


Colunistas