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Especial Porto de Paranaguá

Projeto Porto-Escola já alcançou mais de 6 mil alunos de Paranaguá e Antonina

Diretor de Meio Ambiente da APPA, Bruno Guimarães, destaca que programa foi ampliado em 2017 para Antonina e está consolidado no litoral desde seu início em 2015

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Iniciado em 2015 pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o projeto “Porto Escola – Educação para a Sustentabilidade” é realizado com estudantes dos quintos anos de escolas municipais parnanguaras e antoninenses, em convênio com as prefeituras dos dois municípios, com foco no ensino lúdico da importância do Porto para a economia, bem como com ações em prol da preservação ambiental e da segurança na atividade portuária. De acordo com o diretor de Meio Ambiente da APPA, Bruno da Silveira Guimarães, a iniciativa, que era audaciosa, já está consolidada na região e atendeu mais de 6 mil crianças nestes três anos de existência. 

“Este foi um trabalho idealizado em 2014 com execução iniciada em 2015. A ideia foi mostrar para os alunos dos quintos anos, que são crianças com idade para absorver um pouco mais de informação, ensinamentos na área de meio ambiente e segurança. Fizemos então este convênio com a prefeitura. Ele tem a intenção de aproximar as crianças para fazer com que eles entendam a realidade do Porto”, afirma Guimarães. “Muitas vezes, as crianças têm familiares que trabalham no Porto e elas não têm a oportunidade de conhecer. Temos aqui a oportunidade de mostrar a importância da atividade portuária não só para o município como também para o País inteiro”, complementa.

Segundo o diretor, o foco é lúdico, com vídeos educacionais e apresentações no auditório do Palácio Taguaré, mostrando para onde a carga que passa pelo Porto vai no mundo, bem como a realidade social e ambiental em que o terminal está inserido. Posteriormente, o ensino é de forma prática, com uma visita à faixa portuária de ônibus com vista para os navios atracados. “É uma oportunidade deles verem com os próprios olhos o Porto. Depois eles nos dão um feedback do que eles entenderam e da importância da atividade portuária com os concursos de desenhos e frases que posteriormente são expostos no Palácio Taguaré”, completa. Os desenhos e frases também são utilizados em materiais gráficos da APPA, com premiações para os melhores trabalhos aos alunos das escolas públicas. 

“O programa começou em 2015 somente em Paranaguá. No ano passado passamos a trabalhar em Antonina, que também conta com atividade portuária gerenciada pela APPA por meio de um terminal privado que entramos em contato e conseguimos implementar da mesma forma que acontece em Paranaguá”, afirma o diretor de Meio Ambiente. 

Iniciativa realiza explicações lúdicas no Palácio Taguaré e visita de ônibus à faixa portuária. Crianças posteriormente desenvolvem trabalhos que são expostos pela APPA (Foto: Ivan Bueno/APPA)

FOCOS

De acordo com Guimarães, a iniciativa conseguiu atingir um número de aproximadamente 6 mil alunos até o ano passado, algo que irá aumentar em 2018. “O retorno está sendo muito gratificante para nós, pois vemos que as crianças que visitaram o Porto mudam o conceito sobre a nossa atividade. Muitas acham que o Porto é sujo e quando elas chegam aqui percebem que isto é algo superado, que o terminal é limpo. Elas enxergam o rico ecossistema com golfinhos que são até mesmo vistos da faixa portuária. Também fazemos com que elas vejam ações de segurança, demonstrando que a atividade é segura ao trabalhador e também ao meio ambiente”, explica, ressaltando que o treinamento da base de prontidão de segurança da APPA é programado para ser realizado quando as crianças passam de ônibus pela faixa portuária. 

“Já levamos o projeto em anos anteriores para as comunidades insulanas, algo que queremos tentar fazer neste ano com apoio do município. Também já executamos estas ações em comunidades rurais. A nossa colaboradora adapta a linguagem a cada público infantil que participa. Por exemplo, quando são filhos de pescadores há mais troca de informação com relação à bioecologia, quando eles vêm de comunidades das colônias mudamos a apresentação, visto que é algo diferente e eles ficam impressionados com os navios e a baía de Paranaguá”, explica Guimarães, ressaltando que o projeto Porto-Escola está consolidado e a APPA preza para que ele continue sendo realizado durante todos os anos em convênio com as prefeituras.

Alunos participantes do projeto conhecem a realidade do Porto na teoria e prática (Foto: Appa)

“Foi um projeto ousado, com o foco de atingir todos os quintos anos das escolas municipais de Paranaguá. Hoje vemos que é uma iniciativa que não tem como voltar atrás, pois é de total interesse do município e das comunidades que ele continue”, complementa.

“Sobre a entrada de Antonina em 2017 no projeto, estávamos fazendo muito contato com as comunidades de Paranaguá e não estávamos dando a devida atenção ao contexto antoninense. Queremos de fato atender a todas as comunidades, sem diferenciar o foco do programa. Todos eles devem receber a mesma qualidade e volume de informações”, finaliza 

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