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Especial Porto de Paranaguá

Novas dragagens manterão o Porto no topo do cenário internacional de transporte de cargas 

Por conta das suas características naturais, a Baía de Paranaguá tem um índice de assoreamento bastante elevado

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As dragagens que vêm sendo realizadas, somadas a obras de infraestrutura e gerenciamento, colocam Porto de Paranaguá no topo do cenário internacional de transporte de cargas
De acordo com o diretor-presidente da APPA, Luiz Henrique Dividino, foram realizadas diversas obras para aumentar a capacidade de operação do porto, mas dragagens de manutenção vão garantir a profundidade obtida. “Esta campanha é de fundamental importância para garantir a manutenção da profundidade obtida a partir da dragagem de aprofundamento contratada pela Secretaria Nacional de Portos do Governo Federal, em fase final de execução – que inclui os 16 metros de profundidade no canal de acesso externo (áreas Alfa) e entre 15 e 14 metros, nos canais de acesso interno (áreas Bravo 1 e Bravo 2). Fizemos muitas obras, as quais aumentaram a capacidade de operação do porto e agora é preciso manter estes avanços. A dragagem de manutenção trabalha nesta linha”, destaca Dividino.

Por conta das suas características naturais, a Baía de Paranaguá tem um índice de assoreamento bastante elevado. A dragagem de manutenção permite que a profundidade do canal seja mantida. “Planejamos esta dragagem continuada para que a intervenção seja feita da forma mais eficiente possível respeitando o máximo do ciclo natural da fauna marinha local. Para isso, teremos ‘janelas ambientais’, que respeitarão as fases de reprodução destas espécies”, comenta.

O aviso da licitação foi publicado na terça-feira, 13. Já o edital deve ser publicado em maio, sendo conhecida a empresa que executará os serviços, dali a 45 dias, cumprindo os prazos legais. A obra terá uma execução total de cinco anos e início previsto para 2018.

A dragagem vai remover o assoreamento natural do canal, garantindo a profundidade obtida com a dragagem de aprofundamento para os próximos cinco anos.
“Investimos na reforma de 1.800 metros do cais existente, na extensão de 300 metros do setor de contêineres, em execução, entre outras obras que permitiram a vinda dos maiores navios do mundo para Paranaguá. A dragagem é fundamental para que estas operações sejam feitas com segurança pelos próximos anos”, afirmou Dividino. 

Lembrando que a APPA realizou em janeiro deste ano, audiência pública para discutir o tema. Foram apresentados estudos técnicos sobre a dragagem, tipos de dragas a serem utilizadas, histórico das profundidades alcançadas em dragagens anteriores, descrição das áreas que sofrerão intervenções e os monitoramentos ambientais. Este planejamento da estrutura marítima deixará os portos paranaenses competitivos pelas próximas décadas.

INEDITISMO 

As próximas campanhas de dragagem de manutenção a serem realizadas nos Portos do Paraná terão um diferencial: a inclusão de janelas ambientais nos períodos de reprodução de espécies marinhas.

Foto: APPA

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